Ao todo 21 funcionários da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), participaram no dia 18 de março, durante todo o dia, de uma capacitação para trabalho em altura, como propõe o Ministério do Trabalho. A ação contou com total apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
O primeiro treinamento deste tipo foi realizado com os funcionários da Cooperativa em 2013 e como é exigência do Ministério do Trabalho acontecer a cada dois anos, novamente foi realizado como forma de reciclagem. Através do instrutor Reginaldo da Silva, tecnólogo em segurança do trabalho e bombeiro comunitário, os participantes aprenderam sobre normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, análise de risco e condições impeditivas, riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle, equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, acidentes típicos, condutas em situações de emergência, noções de técnicas de resgate e noções de primeiros socorros.
A capacitação visa estabelecer requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura acima de dois metros, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente na atividade. O treinamento atende aos itens regulamentados pela Norma Regulamentadora 35, a conhecida NR 35.