Representantes do Ministério da Cultura, o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), e colaboradores do governo municipal estiveram reunidos durante a manhã dessa quarta-feira (25), para finalizar os detalhes da 232ª Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de maio na ACIC e terá uma comissão técnica composta por 45 integrantes de Brasília e de todas as regiões do Brasil.
Durante os três dias a comissão analisará projetos culturais de todo o país, além de realizar um encontro com os empresários e contadores da região, e visitas a projetos incentivados pela lei no município.
No dia 13 de maio, será realizado o 5º Fórum de Incentivo à Cultura. De acordo com a coordenadora técnica da comissão, Erika Freddi, o Fórum tem a finalidade de auxiliar os produtores culturais a utilizar o Sistema de Apoio às Leis de incentivo à cultura (Salic). “O objetivo é estabelecer um canal direto entre os produtores culturais e o conselheiro da CNIC e também com o corpo técnico do Minc. Ensinamos a escrever um projeto e como proceder depois”, explicou.
A sessão plenária que acontece na quinta-feira, dia 14, das 17h30 Às 21h será transmitida ao vivo, por áudio, para todo o Brasil, no link www.criciuma.sc.gov.br/fcc.
Conforme o presidente da FCC, Júlio César Lopes, será um momento para fomentar a cultura na região. “O evento é aberto a todos os interessados e esperamos alcançar um grande público”, comentou. As inscrições para o Fórum iniciam a partir do dia 17 de abril. O último Fórum realizado pela comissão reuniu 600 pessoas.
Sobre o CNIC
É um órgão colegiado do Minc composto pela classe artística, do empresariado do governo que subsidia o ministro da cultura na aprovação ou indeferimento dos projetos submetidos ao incentivo fiscal na Lei Rouanet.
Colaboração: Jessica Rosso