Com o auditório lotado e com o misto de emoção, lembranças e aplausos, aconteceu a Sessão Solene em homenagem as mulheres na noite dessa quarta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Criciúma. Ao todo, seis senhoras foram homenageadas no Prêmio Mulher de Destaque Criciumense. O evento faz parte da lei número 5.336, aprovada em 2009 de autoria da vereadora Tati Teixeira, com o intuito de reconhecer os projetos de valor coletivo no âmbito social, cultural, econômico, político e esportivo.
As homenageadas da noite foram Ana Maria Felácio, Maria Francisca Moreira Wessler, Marli dos Passos Florência, Nivalda Maria Candioto, Tânia Maria Correa Lorenzoni e Bruna Costa Alexandre, esta não comparecendo por motivos profissionais em São Paulo.
“Gostaria de agradecer a Câmara de Vereadores por essa oportunidade, e em nome de todas também agradecer Criciúma. Nós estamos aqui, porque a cidade nos acolheu. Criciúma nos estimula a fazer o nosso trabalho social, comunitário ou profissional.”, discursou uma das homenageadas da noite, Tânia Maria.
Biografia das homenageadas:
Ana Maria Felácio – Natural de Tubarão nasceu em 18/05/1944. Aos seis anos foi adotada pelo médico alemão Dr. Schneider. Desde criança acompanhava seu pai no ambiente hospitalar e foi onde iniciou a história de amor e doação pelas pessoas mais sofridas e fragilizadas. Entrou na congregação do Instituto Coração de Jesus de Braço do Norte, onde recebeu a formação religiosa. Estudou enfermagem e desde então sua vida foi cuidar principalmente dos doentes em estado terminal.
Participou de várias missões em diversos países através da Ong “Médicos Sem Fronteiras”. Trabalhou na unidade cardíaca do hospital das Clínicas de Porto Alegre e no hospital São José de Criciúma. Iniciou como voluntária no Asilo São Vicente de Paulo em 1969. Em 2005, á convite da diretoria do asilo, foi morar e servir os idosos acolhidos na entidade. Segundo a irmã, seu lema de vida é: “Caminhar, viver, anunciar Deus na pessoa do ser humano na sua totalidade sofrida”.
Maria Francisca Moreira Wessler – Nasceu em Pelotas, RS, em 03 de dezembro de 1946. Estudou em seu estado natal até a terceira série do ensino fundamental, completando seus estudos em Criciúma, onde reside desde 1960. Formou-se professora normalista no Colégio Madre Teresa Michel. Concluiu seus estudos no curso superior de pedagogia, na Fucri, hoje Unesc. Casou-se em 27 de março de 1965 com o jovem Júlio Apolônio Wessler, empresário, presidente das lojas Fátima de Criciúma.
Desta união nasceram seus quatro filhos: Maria Emília, Júlio Cesar, Patrícia Helena e Ana Lúcia. Durante doze anos dedicou-se ao magistério. Lecionou nos colégios Michel, Padre Miguel Giaca, Joaquim Ramos e São Bento. Trocou sua atividade de educadora para colaborar com os negócios da família, ajudando na organização e desenvolvimento das lojas Fátima em Ciciúma e Araranguá.
Marli dos passos Florência – Filha de Fausto Geraldo dos Passos e de Custódia Pereira dos Passos tem nove irmãos e dois filhos, Gláuco Cezar Florência e Ulises dos Passos Florência. Trabalhou 28 anos como professora. É aposentada desde 1992. Deu aula de estudos sociais, história e geografia. A homenageada nasceu em 22/08/45, em Criciúma. Mora no bairro Wosocris há 39 anos. É agente do dízimo, membro do CAEP, ministra da eucaristia e coordenadora de catequese, gostando sempre de trabalhar em comunidade e de ajudar as pessoas.
Nivalda Maria Candioto – Em uma sociedade carente de amor e doação, a criciumense Nivalda Maria Candioto emocionou o país ao ceder o útero para realizar o sonho da filha Gleice Raupp da Cunha, de ser mãe. Após nove meses gestado na barriga da avó, de 55 anos, o neto Arthur veio ao mundo em 5 de fevereiro de 2015. A história começou há 14 anos, quando Gleice descobriu uma má formação no útero que a impossibilitaria de engravidar.
Naquele instante, Nivalda se prontificou para, quando a filha estivesse pronta para a maternidade, acolher no próprio útero o bebê. A introdução do material fecundado da filha e do genro ocorreu em maio de 2014. Nivalda viveu até a juventude em Estação Cocal, Morro da Fumaça. Ao se casar, em 1979, transferiu-se para Criciúma. Trabalhou como vendedora em algumas empresas e atualmente é dona de casa. A família Candioto Raupp tem as filhas Daiana, Laize e Gleice, a mãe do famoso Arthur e de Júlia, os únicos netos. A história desse gesto de amor passou em rede nacional no programa Caldeirão do Hulk, da rede Globo.
Tânia Maria Correa Lorenzoni – Nasceu no dia 08/04/52, em Ijuí, RS. É filha de Raul Lorenzoni e Eulina Correa Lorenzoni e tem dois filhos: Juliana Lorenzoni Althoff e Matheus Lorenzoni Althoff. Doutora Tânia ainda tem um neto: Joaquim Althoff Dal Toé. Estudou no Colégio Estadual Ruy Barbosa, em Ijuí, fez medicina na Fundação Universidade de Rio Grande, pós-graduação no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Fez também estágio da especialidade, nos Estados Unidos.
É médica concursada pelo ministério da saúde, médica oncologista do hospital São José, hospital São João Batista e hospital da Unimed, diretora clinica do hospital São José, médica conselheira do conselho regional de medicina e presidente da regional sul da associação catarinense de medicina.
Bruna Costa Alexandre – A mesatenista, que hoje mora em São Caetano do Sul, em São Paulo, foi escolhida pelo comitê paraolímpico brasileiro como a melhor atleta da modalidade de 2014. Atua hoje pela seleção brasileira olímpica e paraolímpica em São Paulo.
Colaboração: Daniela Savi
[soliloquy id=”116729″]