O Núcleo de Controle de Zoonoses de Itajaí fez a maior captura de escorpiões amarelos em um único lugar em 2015 nesta semana, como mostrou o RBS Notícias de segunda-feira (23). A espécie é venenosa e uma picada pode ser fatal.
Os 97 animais estavam em uma empresa de hortifruti, que fica na zona rural de Itajaí. A espécie de escorpião é considerada a mais perigosa. Se a vítima de uma picada for uma criança ou um idoso, é ainda mais perigoso, podendo, inclusive, matar.
Este ano, o Núcleo de Controle de Zoonoses capturou 200 escorpiões amarelos. Ano passado, o número não chegou a 30. Para evitar que os animais se proliferem, é fundamental manter os terrenos e quintais limpos, livres de entulhos.
Segundo Marcos Antonio Cordeiro, responsável pelo controle de escorpiões em Itajaí, os pesticidas são ineficazes.
Ao encontrar um em casa, o mais seguro é ligar para a Secretaria de Saúde do município para que um agente vá capturá-lo.
“É importante ter muito cuidado com frestas, pequenas aberturas que facilitam a migração do animal do quintal para dentro da casa. É sempre importante verificar roupas, lençóis, calçados, antes de utilizá-los", diz Cordeiro.
Com informações do site G1 SC