A convocação do jogador de futebol lauromüllense Éder Citadin Martins para atuar na Seleção da Itália em dois jogos, contra a Bulgária, dia 28 de março, pelas Eliminatórias da Eurocopa 2016, e contra a Inglaterra, em amistoso marcado para o dia 30 de março, foi um dos principais assuntos debatidos na sessão da Câmara de Vereadores de Lauro Müller na noite desta segunda-feira (23).
Uma Moção de Congratulações do vereador Alan Jung Crocetta foi aprovada por unanimidade. Para o autor da proposição, que conhece Éder desde a sua infância, o jogador fez por merecer todo sucesso que está obtendo no futebol italiano, pois desde o tempo do Criciúma sempre foi um atleta dedicado e nunca perdeu um treino sequer. Lembrou o sensacional gol de falta, marcado por Éder na partida da Sampdoria contra a Internazionale, no último domingo e que garantiu a vitória para a sua equipe por 1 a 0.
O vereador Everaldo Ferreira da Silva disse que ficou muito emocionado e feliz ao saber da convocação de Éder. Que esse, é um fato de uma grandiosidade que coloca Lauro Müller em destaque internacional. Que tem certeza que o município se orgulha de tê-lo como filho desta terra. Que milhões de outros jogadores gostariam de ter essa oportunidade que ele está tendo.
Ema Hofmann Benedet registrou que Éder foi um guerreiro que lutou muito para chegar onde está hoje. Que teve de pagar o preço de ficar longe da família, dos amigos e de sua cidade, para poder seguir a carreira de jogador. Mas que todo seu esforço e dedicação estão sendo recompensados agora.
O vereador Helder Velho ressaltou a simplicidade, uma característica de Éder, e que tem acompanhado, pela imprensa, sua trajetória no futebol. Lembrou, que sempre que pode, especialmente nas férias, Éder vem para Lauro Müller e participa de eventos na comunidade, tratando a cidade e seu povo com muito respeito.
José Antonio De Bettio destacou que além de ser um grande jogador, Éder é também um grande ser humano, de bons princípios éticos e morais, que serve de exemplo para muitas crianças, que veem nele um espelho para o sucesso no futebol.
Para o vereador Ronaldo da Silva por mais que Éder esteja defendendo a camisa de uma seleção que não a brasileira, mesmo assim, ele está levando e divulgando o nome do Brasil, especialmente do município onde nasceu, neste caso, Lauro Müller. Disse que o jogador merece todo carinho e reconhecimento do povo lauromüllense.
Confira quais foram as demais proposições discutidas pelos vereadores na noite desta segunda-feira:
Deu entrada na Câmara, dois projetos de leis ordinárias de iniciativa do Vereador Alan Jung Crocetta (PSD), sendo um que institui no município o título "Empresa amiga do jovem e do adolescente" e outro, que declara de utilidade pública municipal a Associação Beneficente Bom Samaritano.
Indicações
Nº 28/2015 do Vereador Helder Velho, para que o Executivo Municipal inicie projeto de lei que concedendo auxílio financeiro à Associação Beneficente Bom Samaritano, sediada no Bairro Sumaré.
Nº 29/2015 do Vereador José Antonio De Bettio, fazer extensão da rede de esgoto, desde a Capela de Santa Paulina, até a Rod SC 390, no Bairro Arizona. Justificativa: Além de tratar de uma questão de saúde pública, a extensão desta rede beneficiará várias famílias que hoje não dispõe deste serviço de coleta de esgoto.
Nº 30/2015 do Vereador Alan Jung Crocetta, instalação na Praça Henrique Lage de serviço gratuito de acesso a Internet, sem fio. Justificativa: Este serviço já é oferecido em outras cidades da região e atende os turistas, profissionais de vendas, taxistas, e em especial, aos jovens que frequentam aquele espaço publico que poderão, com esta benfeitoria, se conectarem à grande rede mundial de computadores.
Nº 31/2015 do Vereador Manoel Leandro Filho, instalar uma caixa d'água ao lado do reservatório do Distrito de Guatá, para aproveitar a sobra que está indo fora e assim evitar que algumas famílias fiquem sem o abastecimento, como é o caso dos moradores de Lageado.
Nº 32/2015 do Vereador Ronaldo da Silva, providenciar a limpeza e colocar em funcionamento os chafarizes das praças do Centro do município, ou desativar em definitivo. Justificativa: Há tempos que estes chafarizes encontram-se desativados, virando depósitos de lixo e de águas pluviais. Nossa preocupação é com a contaminação do meio ambiente e o acúmulo de insetos que se propagam nestes locais, principalmente o mosquito da dengue, que está causando receio aos nossos munícipes, pois atualmente é preocupação nacional.
Nº 33/2015 do Vereador Ronaldo da Silva, construção de uma quadra poli-esportiva e de uma pista de caminhada na Praça Paulo Gazola, bairro Arizona.
Nº 34/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, implantar drenagem pluvial no início da Rua Visconde de Barbacena, em frente a residência da senhora Regiane Schmitz de Bittencourt, no Distrito de Barro Branco.
Nº 35/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, construção de calçadas em toda a extensão da Rua Visconde de Barbacena, no Distrito de Barro Branco.
Nº 36/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, instalação de lixeiras, no mesmo molde das novas colocadas em alguns pontos do município, no conjunto habitacional Zeli Antonio de Oliveira Cunha, na Rua Raul Dalsasso e substituir aquela existente em frente ao Mercado Império, no Distrito de Barro Branco.
Requerimento
Nº 9/2015 dos Vereadores Helder Velho e Ema Hofmann Benedet, envio de ofício à Senhora Secretária Municipal de Saúde de Lauro Müller, Daiane Querino, convocando-a para participar de Sessão Ordinária nesta Casa, em data a ser agendada, para que esclareça sobre a saúde pública no município.
Pedidos de Informações
Nº 4/2015 dos Vereadores Ema Hofmann Benedet e Helder Velho, que seja informado a esta Casa por que o médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura não está atendendo os agricultores e somente realizando o serviço de inspeção sanitária.
Nº 5/2015 do Vereador Ronaldo da Silva, informe a esta Casa como está a processo de cooperação técnica com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Epagri, que objetiva obras de melhoria das estradas do interior do município.
Nº 6/2015 do Vereador Ronaldo da Silva, para que o Executivo Municipal informe como está o processo de transferência das escolas do estado para o município? Se tem prazo para finalizar o processo? Neste período de transição, quem é o responsável pelas melhorias e reformas destas escolas?
Ordem do Dia
Dois projetos de leis do Executivo Municipal foram aprovados por unanimidade. O de nº 9/2015, que autoriza o chefe do Poder Executivo a transferir recursos financeiros, mediante a celebração de convênio para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lauro Müller e o de 50/2014, que dispõe sobre a criação dos conselhos escolares das escolas da rede pública municipal.
Pronunciamentos
A Tribuna foi ocupada pelos vereadores Everaldo Ferreira da Silva, Helder Velho, José Antonio De Bettio, Alan Jung Crocetta, Ronaldo da Silva e o presidente José Cambruzzi.
Confira no áudio abaixo a sessão na íntegra.
[soliloquy id=”116293″]