Cultura

Sinfonia de Talentos transfere apresentação pelas questões climáticas

A Orquestra Sinfonia de Talentos, da Abadeus, que faria apresentação neste sábado na Praça do Congresso, decidiu transferir a apresentação para o próximo sábado (28). Os motivos são o alto risco de chuva, para apresentação que estava marcada para às 16h.

Segundo o maestro Fernando Martins, como há um cuidado com os instrumentos musicais e o risco de chuva ultrapassa os 90%, ficou decidido pela transferência da apresentação. No repertorio, estão músicas clássicas, deste projeto sociocultural que tem 10 anos de fundação. Ontem, os músicos se apresentaram na Praça do Estudante, no campus da UNESC, onde emocionaram os presentes chegando a levar alguns as lagrimas.

A agenda da Orquestra ainda segue este mês com mais duas apresentações: uma no dia 26, às 19h30 no Espaço Cultura do Angeloni Center e outra no dia primeiro de abril, numa apresentação especial em comemoração aos 55 anos da Abadeus.

O projeto Sinfonia de Talento já atendeu mais de 750 jovens nestes 10 anos. "Os alunos vêm mostrando a cada apresentação uma evolução individual, que fazendo com que o grupo cresça e encante a cada apresentação”, analisa o maestro.

São oferecidas aulas de música gratuitamente, para alunos entre oito até 20 anos, e na medida em que participantes vão evoluindo integram a orquestra do projeto. Para a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, o projeto mostrou uma grande evolução, saindo de um sonho, a uma realidade. Hoje com 10 anos de trabalho, formando jovens músicos, mostra maturidade.

“Temos uma integrante do projeto, que iniciou como aluna. Passou a voluntária no ano passado dando aulas de violino. Hoje ela já é contrata e ainda integra a orquestra sinfônica de Criciúma. Ela evoluiu junto com o projeto”, exemplifica Shirlei, falando com orgulho da agora professora Ianca Serafim.

Shirlei ainda ressalta que o projeto proporciona mudança de atitude nos participantes, que aprendem valores como respeito, solidariedade e disciplina. “O projeto quer popularizar a cultura da música clássica, com a inserção cultural, e estamos conseguindo alcançar nossas metas a cada ano”, declara Shirlei.

O projeto Sinfonia de Talentos tem é apoiado pela Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, do Fundo da Criança e Adolescência da cidade de Criciúma – FIA e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Com informações do assessor de imprensa Antonio Rozeng

[soliloquy id=”115700″]