Foi inaugurada nessa sexta-feira, em Urussanga, o sistema de captação de água da chuva que vai beneficiar a Escola de Ensino Fundamental Lucas Bez Batti, na localidade de Santana. A cisterna tem capacidade para 5 mil litros de água e capta a água do telhado do ginásio, que será usada em atividades que não necessitam de água potável. A inauguração integrou a programação da Semana da Água.
O sistema foi implementado pelo Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto – Samae de Urussanga e pela Epagri, com apoio da Prefeitura de Urussanga e do Governo do Estado. Ele complementa as orientações que todas as escolas de Urussanga já transmitem aos alunos, no sentido de conscientizar para o uso racional da água. “Agora esperamos que essa conscientização saia das escolas e chegue às casas. Que os alunos levem essa mensagem aos pais”, declarou a diretora da escola, Nalu Donato Velho.
Para o vice-prefeito, Luiz Henrique Martins, presente à inauguração, é só por meio das crianças e dos jovens que a sociedade pode evoluir ao ponto de não desperdiçar mais água. “Temos que trabalhar para que venha uma nova geração com uma mentalidade diferente, que chame a atenção dos pais e dos colegas”, disse. “É importante cuidar bem da água porque, no futuro, quem vai sentir a consequências são as crianças de hoje”, acrescentou a secretária municipal de Educação, Brígida Marioti.
“Quadruplicar a consciência”
Segundo a extensionista da Epagri em Urussanga, Maria Cristina Cancellier da Costa, esta é a terceira cisterna instalada em Urussanga. As duas primeiras foram nas escolas municipais Lydio de Brida, no Nova Itália, e na do Rio Caeté.
O diretor do Samae de Urussanga, Vanio Comin, informou que o município trabalha para quadruplicar a capacidade do reservatório que atende à comunidade de Santana. “Mas só isso não basta. É preciso quadruplicar a consciência de cada um de nós”, frisou.
Colaboração: Renan Medeiros / Comunicação Prefeitura de Urussanga
[soliloquy id=”115672″]