Domingo, 22 de março, é o Dia Mundial da Água e o município de São Ludgero tem motivos positivos para celebrar a data. São vários anos de intenso trabalho de conscientização, forte investimento no tratamento sanitário e uma proposta que está sendo amadurecida, com o objetivo de preservar os lençóis dágua e colocar a cidade como referência internacional.
O município, atualmente, possui rede de esgoto em 100% do perímetro urbano e um sistema de tratamento que devolve ao Meio Ambiente a água com significativo parâmetro de pureza, chegando a uma redução de 95% da carga poluidora e podendo, inclusive, ser utilizada para irrigação de plantas.
Além disso, a água distribuída para a população, através da ETA, possui referência de qualidade. Além disso, são realizadas todos os anos campanhas e ações com foco na conscientização ambiental, principalmente, nas escolas. Os trabalho são desenvolvido em parceria entre Samae, Epagri local e Secretaria Municipal da Educação.
Também são realizadas ações no meio rural para colaborar com a preservação da água e do meio ambiente. A Epagri local, através do Programa Microbacias, iniciou há alguns anos, a implantação em propriedades rurais de kits de fossas, que eliminam 90% da carga poluidora. Atualmente, o trabalho continua com investimento da Vigilância Sanitária, apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e, quando necessário, do Samae.
O Diretor do Samae, Jackson Buss, defende que é preciso que as pessoas aprofundem ainda mais na prática a conscientização em relação à preservação de nascentes e o descarte de dejetos diversos em riachos e no rio Braço do Norte.
“Não é só o poder público que precisa fazer sua parte, cada cidadão tem sua parcela de responsabilidade”, completa. O prefeito Volnei Weber lembra que, além de todas as ações já realizadas, está em andamento a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. “Este é mais um passo importante que será tratado com muita seriedade e que diretamente beneficiará o Meio Ambiente e a água”, ressalta.
Rumo ao 100% de tratamento do esgoto
Administração Municipal, Secretaria Municipal da Agricultura e Turismo, Epagri local, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal da Saúde, Vigilância Sanitária, Samae e demais órgãos estão analisando uma proposta para que São Ludgero alcance o 100% do tratamento sanitário até final de 2016.
Para que isso aconteça o desafio será concluir a instalação nas propriedades rurais dos kits de fossas e no perímetro urbano realizar uma revisão em relação as ligações de residências na rede de esgoto municipal.
“É uma proposta que trará benefícios ao meio ambiente de forma geral e que foi recebida por nós e pelos demais órgãos com muito entusiasmo. Uma reunião para tratar deste assunto deve acontecer em breve”, ressalta o prefeito. O diretor do Samae lembra que, para tal objetivo ser alcançado, será preciso a participação de toda população do município. “É preciso uma união de forças e que todos abracem a causa de fato”, reforça.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero