Desenvolvido há cinco anos, a iniciativa trabalha o tema com crianças de forma lúdica
O projeto de educação financeira desenvolvido pelo Sicoob Credisulca na região sul de Santa Catarina, foi destaque durante a Jornada de Educação Financeira, em Brasília, na última semana. O evento, que reuniu instituições financeiras de todo o país, evidenciou temas como as tendências da educação financeira no Brasil, o combate e prevenção de dívidas, o planejamento financeiro e experiências cooperativas na educação de crianças para o assunto.
“A Turminha do Sulca”, trabalhado pelo Sicoob Credisulca com crianças de seis a 12 anos, nas escolas da região, foi uma das iniciativas, desenvolvida pela instituição cooperativa de crédito, que recebeu reconhecimento durante o evento. O projeto, criado há cinco anos, já levou informações por meio de revistas em quadrinhos, cadernos de atividades e teatros a mais de 29 mil crianças, durante esse período.
O case foi apresentado, durante a Jornada, pelo presidente da Credisulca, Romanim Dagostin, e pela consultora de desenvolvimento organizacional da instituição, Eveline Marcon Francisco Dagostin.
“Nosso projeto é pioneiro na região e busca valorizar e conscientizar as crianças sobre as questões financeiras. É importante que o planejamento financeiro torne-se um hábito na sociedade”, destaca Eveline.
Entre os temas abordados pela “A Turminha do Sulca”, Eveline destaca o cooperativismo, sustentabilidade, preservação do meio ambiente, poupança e previdência. “Buscamos trabalhar as informações de forma divertida e que prenda a atenção das crianças. Em cada edição um tema novo é abordado, dando continuidade a educação financeira dos alunos”, explica a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca.
Colaboração: Rosi Mizeeski / Sede Administrativa Turvo