O sonho dos moradores da Avenida Getúlio Vargas de Braço do Norte está prestes a se tornar realidade. Com mais de 65% da obra concluída a pavimentação deve ser entregue até setembro. A obra tem o valor total de R$ 4,2 milhões e é paga com recursos do Governo do Estado através do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).
Nesta semana, iniciou a colocação de base, que antecede o pavimento asfáltico. Ainda há a execução da regularização da camada final de terraplenagem e 94% de drenagem concluída. “A empresa começará a colocar o aslfato no inicio de abril. Esse é o sonho de infraestrutura de anos que a comunidade esperava ansiosamente. E através do Governo do Estado isso foi possível”, destaca o secretário Regional, Roberto Kuerten Marcelino.
Projeto
O projeto da Avenida Getúlio Vargas contempla 1,3 quilômetro de extensão, com execução de serviços de infraestrutura, drenagem, execução de caixa coletora, travessia de rede de energia, tampa de ferro, remoção de meio fio, remoção de pavimento de paralelepípedos, passeio público com acessibilidade, saneamento e demolição de concreto simples.
Sobre o Fundam
O Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) foi criado pela lei 16.037 e regulamentado pelo decreto 1.621. A gestão financeira do Fundo é realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda.
O principal critério para a distribuição dos recursos é o número de habitantes por município. No entanto, a qualidade técnica dos projetos e a importância das demandas apresentadas por cada prefeitura foram levadas em consideração para a definição dos valores. Não há necessidade de contrapartida nem de devolução dos recursos.
A iniciativa é pioneira em Santa Catarina e está destinando mais de R$ 591 milhões aos 295 municípios catarinenses.
Colaboração: Chênia Cenci/Comunicação SDR Braço do Norte