Sem Categoria

Trabalhadores dos Correios entram em greve em Santa Catarina

Sindicato afirma que paralisação deve ocorrer até quinta-feira (19). Protesto é contra possível privatização e direitos trabalhistas

Foto: rastrearcorreios.com / Ilustração

Foto: rastrearcorreios.com / Ilustração

Os funcionários dos Correios em Santa Catarina entraram em greve nesta quarta-feira (18). O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina – Sintect/SC, informa que a paralisação deve durar até esta quinta-feira (19). 

Segundo o presidente do Sintect/SC, Gilson Vieira, a principal bandeira da categoria é uma possível privatização. "A empresa elabora um plano de contratação de funcionários tercerizados e incentiva planos de demissão voluntária, a caminho de uma sucateamento. Também pedimos direitos trabalhistas", disse Vieira.

Conforme o G1 SC, a greve  passa por cinco eixos decididos em assembleia, conforme Vieira. Mudança de carga horária de atendentes e funcionários internos de agência, alteração dos horários da entrega matutina, entrega de correspondências em cidade abaixo de 50 mil habitantes apenas duas vezes por semana e ampliação da rede credenciada de médicos conveniados ao plano de saúde.

"A empresa alega que só pode negociar durante o acordo coletivo. Nossa demandas vão além de questões salariais, que são pedidas durante este período. Caso não haja uma sinalização de que as reinvindicações serão atendidas, podemos parar por tempo indeterminado", afirmou Vieira. 

Até as 7h, não havia um balanço estadual de quantos funcionários aderiram a paralisação. Somente algumas agências devem atender nestes dois dias e as entregas de correspondências devem atrasar. A relação de postos de atendimento está dispónivel no site dos Correios.