Profissionais da educação de Urussanga continuam empenhados na elaboração do Plano Municipal de Educação. As reuniões dos grupos temáticos ocorrem todas as segundas-feiras, a partir das 18h30min, na Casa da Cidadania.
A coordenadora pedagógica Eliane Leopoldo é uma das profissionais que trabalha com o eixo temático acerca do ensino fundamental. "Precisamos pensar as melhorias que são necessárias para o futuro da educação no município, os recursos necessários e de onde eles vêm", detalha. "Umas das questões que estamos debatendo é o que pode ser feito para atender à demanda da Escola Lydio de Brida. Sabemos que não há espaço físico para ampliações, então precisamos buscar outra alternativa", exemplifica Eliane.
Segundo a secretária municipal de Educação, Brígida Marioti, o Plano diz respeito não apenas à rede municipal, mas também à estadual e às instituições particulares, assim como as que trabalham com estudantes portadores de deficiência mental. "Temos que planejar questões como o espaço físico para a abertura de novas vagas, a valorização do magistério e a qualificação", cita a secretária.
O Plano de Educação define as metas e estratégias a serem alcançadas durante o período de dez anos, visando à melhoria da qualidade social da educação. Os planos Nacional e Estadual servem como base para a elaboração do municipal. Depois de pronto, o documento será encaminhado à Câmara, para que seja apreciado pelos vereadores e transformado em lei.
Colaboração: Renan Medeiros