Com previsão de decolagem e aterrissagem do primeiro avião da TAM Airlines no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi de Jaguaruna no dia 27 de abril, a companhia aérea já começou a divulgar o novo destino.
Clientes TAM Fidelidade começaram a receber, na última sexta-feira, uma newsletter em que a companhia aérea mostra os novos destinos nacionais e internacionais. “A gente deixa o mundo cada vez menor para você ampliar o seu, por isso, estamos expandindo a nossa malha e amplificando nossa conectividade para trazer muito mais conveniência para o seu dia a dia”, diz o informativo.
Logo abaixo, em voos nacionais, a empresa mostra os novos destinos, com viagens de Brasília a Ilhéus, Santarém, São José do Rio Preto, Aracaju, Boa Vista e Foz do Iguaçu; por último, de São Paulo para Jaguaruna. No entanto, no site da companhia aérea ainda não há disponibilidade para compra de passagens de São Paulo a Jaguaruna ou vice-versa.
No início de março, a data de início de voos foi modificada de 30 de março para 27 de abril. Na ocasião, a direção de imprensa do governo do Estado e a TAM, empresa responsável pelos voos, informaram que, por motivos inerentes à complexidade do início de operações e ao set-up de um novo aeroporto que passará a receber voos comerciais regulares, o início dos voos em Jaguaruna foi programado para o dia 27 de abril. Além disso, a companhia começará as vendas para esses novos voos assim que obtiver a autorização da Autoridade Aeronáutica.
Foi a segunda vez que voos que serão feitos na rota Jaguaruna/São Paulo foram adiados. A princípio, estavam programados para acontecer em janeiro.
No início de fevereiro, o governador Raimundo Colombo recebeu o diretor de Assuntos Regulatórios da TAM Linhas Aéreas, Basílio Dias. Foi neste encontro que foi decidida a data de 30 de março para o primeiro voo, sendo amplamente divulgada pelo governo do Estado. Quinze dias depois foi publicada no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a autorização para os voos entre Jaguaruna e São Paulo, com início em 30 de março.
A TAM, segundo a assessoria, será a primeira empresa aérea a operar voos regulares em Jaguaruna e, para isso, está abrindo uma base no aeroporto. A nova operação será realizada de segunda a sexta-feira, com saída do voo JJ3927 às 15h05 do aeroporto de Jaguaruna e chegada a Congonhas às 16h11. O voo de regresso é o JJ3930, decolando às 13h12 de Congonhas e chegando a Jaguaruna às 14h32. A operação será com aeronaves Airbus modelo A319, cuja capacidade total é de 144 passageiros.
Saiba mais sobre o aeroporto
O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, também denominado Aeroporto Regional Sul de Santa Catarina, ou simplesmente Aeroporto de Jaguaruna, é um aeroporto brasileiro que abrange os municípios da região Sul catarinense. Com pista de 2.500m de comprimento por 30m de largura, que figura como uma das maiores pistas dos aeroportos brasileiros, o Aeroporto de Jaguaruna foi projetado para receber aeronaves de grande porte – como o Boeing 737 e o Airbus A320 – e visa a atender 900 mil habitantes de 48 municípios das regiões metropolitanas de Tubarão, Araranguá e Criciúma.
O debate em torno do Aeroporto de Jaguaruna tramita desde o início de 2000. A existência do aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, foi um dos entraves para o projeto. Quando a necessidade de construção de um novo aeroporto no Sul foi levantada pelo poder público, houve uma “divisão” de opiniões entre lideranças. Em Criciúma, a defesa era pela ampliação do aeroporto de Forquilhinha, em operação desde 1979. Tubarão sugeria a construção de um novo empreendimento. Em uma audiência pública, representantes de entidades de Araranguá e Laguna também colocaram suas cidades como opções. A saída foi encomendar um estudo técnico, que decidiu por Jaguaruna.
Com informações do jornal Diário do Sul