Conforme a CDL, em 20 anos, é a primeira vez que o comércio de Araranguá registra uma queda nas vendas, em relação ao ano anterior
A avaliação da CDL sobre as vendas do comércio durante o verão, em Araranguá, não é nada positiva. De novembro a fevereiro, o comércio araranguaense registrou uma queda de 5% nas vendas, algo que não ocorria há pelo menos 20 anos, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, Clezio Manoel Motta.
“É a primeira vez, em 20 anos, que o comércio daqui registra uma queda nas vendas, em relação ao ano anterior”, comentou o presidente. Motta explica que o provável motivo para a queda nas vendas, além do momento pelo qual o país passa, também pode ser classificado pelo verão atípico de Araranguá.
“Aqui, as pessoas migram para as praias, o que fez dezembro deixar a desejar”, observou. Quanto há um prazo para o comércio recuperar os lucros, o presidente da CDL foi enfático. “Se dezembro foi ruim, você não recupera em janeiro e fevereiro, porque nestes meses às vendas ocorrem mais por liquidação, o que somente ajuda a limpar o estoque”, ressaltou.
Previsão
Apesar dos resultados negativos, num primeiro momento, a CDL afirma que se as vendas continuarem como estão agora, já será um alívio. “Eu acho que se este ano a gente conseguir manter as vendas de 2014, estará ótimo, porque o ano promete não ser fácil”, declarou Motta.
Atualmente, 370 lojas são associadas à CDL. Essas lojas geram aproximadamente três mil empregos diretos e indiretos.
Incentivos
Para colaborar na manutenção das vendas, a CDL já iniciou o Sábado + 2015, e outras ações envolvendo o comércio. Motta acrescenta ainda que a atuação da Câmara dos Lojistas não se restringe a apenas o comércio em si. “Hoje a CDL está constantemente em reuniões com a prefeitura, e demais organizações, buscando melhorias para a cidade, pois assim, diretamente, o comércio tende a ser beneficiado”, concluiu.