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Porto de Imbituba está entre os investimentos prioritários do Governo Federal

Levantamento avalia necessidades do Sul: Porto de Imbituba está entre os investimentos prioritários

O levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com as federações industriais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, apontou os investimentos para melhorar a logística da região. O projeto Sul Competitivo aponta que são necessários R$ 70 bilhões em investimentos para resolver os gargalos.

Deste montante, R$ 1,5 bilhão são de obras ligadas à Amurel. O estudo foi feito pela consultoria Macrologística. Dos 177 projetos, 51 podem ser priorizados, somariam R$ 15,2 bilhões e representariam melhorias em oito eixos logísticos. Dos projetos que afetam a Amurel, três deles são relacionados ao Porto de Imbituba e fazem parte de um dos eixos prioritários: o de integração atual rodoviário Passo Fundo-Imbituba.

Neste eixo estão compreendidos quatro projetos. Um deles é o de pavimentação da BR-285, entre Timbé do Sul, em Santa Catarina, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. Esta obra deve ser licitada em outubro, segundo o cronograma do Dnit. Esta rodovia tem um trecho de 22km que ainda não foi pavimentado, exatamente na divisa dos dois Estados. No total, são mais de 700km entre São Borja, na divisa com a Argentina, e Araranguá. O investimento é de R$ 102 milhões.

Os outros três projetos são o de duplicação do acesso ao porto e dragagem, que terão investimento público, e as melhorias feitas pela Santos Brasil para ampliação do potencial de atracação e movimentação de cargas, no valor de R$ 400 milhões, com previsão de conclusão em 2013. Dos dois projetos que terão recursos públicos, um deles, o de dragagem, está em fase de licitação. O outro não tem definição de quem irá executá-lo. Juntos, eles somam R$ 90,5 milhões.

Ferrovia Litorânea é projeto relevante

Além dos três projetos do Porto de Imbituba considerados prioritários, a região tem mais um listado entre os 177 importantes para o desenvolvimento do Sul do país, segundo o levantamento Sul Competitivo, feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Este quarto projeto é o de expansão da malha ferroviária, a chamada Ferrovia Litorânea.

Este projeto está estimado em R$ 945 milhões e prevê a ligação de Imbituba a Araquari, permitindo o acesso ao ramal ferroviário que segue para o Oeste do Estado. Este projeto está em elaboração. O estudo de viabilidade está pronto, o de impacto ambiental (EIA-RIMA) deve ficar pronto até dezembro deste ano e o projeto básico, até março de 2013. A previsão inicial era que estes projetos estivessem concluídos em agosto de 2011 (houve um aditivo de mais um ano, vencendo neste mês, e agora outra prorrogação).

Ainda não há definição de quem irá executar o projeto, que deverá ser composto por dois lotes, um de Imbituba até a margem direita do Rio Tijucas, com 120 quilômetros. O segundo, com 115 quilômetros, vai da margem direita do Rio Tijucas até a junção com a linha férrea da América Latina Logística (ALL), que liga Mafra ao porto de São Francisco do Sul. Só os projetos custaram ao governo R$ 18 milhões.

Sob Trilhos

Ainda relacionado às ferrovias, o levantamento traz informações sobre o projeto de expansão da malha ferroviária operada pela Ferrovia Tereza Cristina também para o Sul. Desta vez, de Forquilhinha a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passando pelo Litoral Norte gaúcho. O objetivo é possibilitar o acesso às cargas da região metropolitana de Porto Alegre ao Porto de Imbituba. Esta proposta só está em planejamento, não há projeto em elaboração. A estimativa é de investimentos de R$ 381,68 milhões.

Diário do Sul