O trecho percorrido ficou concentrado próximo à Plataforma Norte, e os participantes receberam orientação e material necessário para realizar a coleta
A manhã de sábado (7), foi de educação ambiental na orla de Balneário Rincão. A Ação Praia Limpa, iniciativa da Administração Municipal em parceria com o Instituto Federal – IFSC, campus Criciúma e o Grupo Mahikari, reuniu mais de 100 voluntários, que recolheram quase 500 quilos de lixo das dunas e da faixa de areia. O trecho percorrido ficou concentrado próximo à Plataforma Norte, e os participantes receberam orientação e material necessário para realizar a coleta.
Entre o grupo de 40 pessoas do IFSC de Criciúma, o professor de geografia Gilberto Tonetto realizava a coleta com os alunos nas dunas, enquanto trocava ideia sobre o material encontrado. "Os alunos, na faixa dos 14 aos 18 anos, vieram participar voluntariamente. Nós trabalhamos essas inciativas em sala de aula, dentro das ações pedagógicas, e hoje foi possível vivenciar na prática a preservação do meio ambiente", ressaltou. Além dos adolescentes estudantes do IFSC, um grupo de 45 crianças, pais e professores da educação municipal também participaram da ação.
O grupo Mahikari, de Criciúma, trouxe 25 voluntários, alguns de cidades vizinhas, como: Içara, Araranguá, Tubarão e Orleans. Segundo o responsável pelo grupo de jovens, Diogo Alana Duarte, o grupo costuma realizar ações dessa natureza em diferentes locais. "Temos uma iniciativa, Voluntários em Movimento (Vem), e buscamos nos envolver em ações da sociedade, em especial as causas ambientais", resumiu.
Ao final da coleta, o prefeito Décio Góes agradeceu a todos pela participação, e destacou a importância de parcerias para a realização de ações como essa, que envolvem voluntários de todas as idades. Na ação, foram recolhidas garrafas, plástico, vidro, carcaças de eletrodomésticos, tecidos, entre outros materiais.
Colaboração: Lariane Cagnini / Assessoria de Imprensa