O Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, FIESC, Glauco José Corte, ao lado do vice-Presidente Regional Sul, Diomício Vidal, inaugurou nessa quinta-feira (5) a sede própria da Regional Sul da FIESC. Ocupando 349 m2 no nono andar do Edifício Diomício Freitas, rua Rui Barbosa 149, Centro de Criciúma, a sede possui salas de reunião, sala da vice-presidência regional e escritório de negócios e sede para a representação do Instituto Euvaldo Lodi, IEL, em Criciúma.
O evento foi acompanhado pelos representantes dos 17 sindicatos patronais ligados a FIESC na região sul de Santa Catarina, que representam quase seis mil indústrias e cerca de 80 mil trabalhadores. A Regional Sul da FIESC foi inaugurada em 1995, tendo como primeiro presidente o empresário Carlos Alberto Barata. Também foi comandada pelo empresário Guido Búrigo. O atual vice-presidente, Diomício Vidal, assumiu em 2011, e conta que ao tomar posse reinvindicou junto ao presidente Glauco José Corte a aquisição de uma sede própria para as atividades em Criciúma. Até então a entidade utilizava as instalações do SESI para o atendimento aos filiados e reuniões dos sindicatos. Vidal destacou a importância do associativismo e do trabalho comum pelo crescimento. “Precisamos deixar as individualidades. Esta obra é resultado desse pensamento, com isso todos crescem e todos precisam dar a sua parcela de contribuição”, observou Diomício Vidal.
O Presidente da FIESC, Glauco José Corte, destacou que mais do que o equipamento físico, a sede é um local para o desenvolvimento da região, assim como os demais investimentos no sul catarinense, como a ampliação do Senai e a entrega da sala de matemática, também realizada ontem no SESI em Criciúma.
Em sua fala o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Fabris, salientou a ousadia da FIESC e do empresariado, que investe mesmo na fase difícil por que passa o país. “Se o governo não faz a sua parte, a sociedade faz. Quero parabenizar o SESI pela sala de matemática. Precisamos modificar a agenda da cidade. Esse é o ambiente que queremos para Criciúma”, destacou Fabris.
A nova sede será um espaço para que se busque novos associados para os sindicatos patronais, que será feito por um agente comercial da FIESC no sul. Este ponto foi destacado pelo presidente do Sinplasc, Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul de SC, Reginaldo José Cechinel. “Vai abrir novos negócios, vai incentivar os associados dos sindicatos, com um gestor que vai se dedicar a ampliar a base de associados”, salienta Cechinel.
Após o ato de inauguração, o presidente da Fiesc proferiu palestra aos empresários, na sede da ACIC. Durante sua apresentação, Côrte destacou que estes fatores se somam a um cenário em que o setor produtivo já tem sua competitividade fortemente prejudicada pela baixa taxa de investimentos, pela legislação trabalhista defasada e pela alta de 41% nos custos industriais entre 2006 e 2013. Isso é ruim, porque em que vez de focar em questões como os seus processos produtivos, os empresários precisam se preocupar com questões que fogem a seu controle, como câmbio, tributos e energia, explicou.
Colaboração: Ana Sofia Shuster/Novo Texto Comunicação