Na noite desta terça-feira (04), foi anunciado na Câmara dos Deputados que Marco Tebaldi, deputado federal reeleito por Santa Catarina, será membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, mais conhecida pela sigla CCJ.
Essa comissão – considerada a mais importante da Câmara Federal – tem o poder de decidir se um projeto está de acordo com a Constituição, com as leis vigentes do país, com o regimento interno da Câmara e se a técnica utilizada na elaboração de uma proposta está adequada aos padrões legislativos. A CCJ é uma comissão terminativa, ou seja, todos os projetos de lei apresentados na Câmara inevitavelmente passam pela comissão.
A escolha de Tebaldi para o cargo de membro titular é um grande indicativo de crédito do deputado catarinense, não só na Câmara, mas principalmente dentro do PSDB – o partido é responsável pela indicação e distribuição de seus parlamentares pelas comissões da Casa. Tebaldi terá a oportunidade de contribuir decisivamente com o processo legislativo, tendo voto de peso e um cenário extremamente favorável à articulação política entre os colegas.
Para o deputado, a titularidade na CCJ consagra seu segundo mandato, que será marcado por intensa atividade legislativa: “ser membro da CCJ é um reconhecimento enorme não só pelo meu papel atual na Câmara e no partido, mas também é a certeza do meu potencial para protagonizar grandes questões não só de Santa Catarina, mas de todo o país”, observou Tebaldi.
Minas e energia
Tebaldi também foi escolhido como membro suplente da comissão de Minas e Energia – CME. Em tempos de crise, o cargo de membro nessa comissão tem sido muito disputado, pois todos os projetos que tratem de gestão, planejamento e controle dos recursos hídricos e energéticos – tema recorrente e de grande relevância nos principais noticiários – passam pela CME.
O deputado enviou à Câmara um projeto (PL 6402/2013) que visa estabelecer metas de redução do desperdício da água em todo o país e vê nessa indicação para membro da CME uma oportunidade valiosa para contribuir com o fim da crise na gestão dos recursos hídricos no Brasil.
“O meu projeto será uma grande referência de responsabilidade com a água, diante de todos os países. Quero participar da Comissão de Minas e Energia com muito empenho, para contribuir com outros projetos que nos garantam abastecimento adequado de energia e água sem prejudicar o brasileiro”, finalizou Tebaldi.
Colaboração: Carlos Brandão / Comunicação Deputado Federal Marco Tebaldi