Política

Deputado estadual Manoel Mota chama atenção para situação da Lagoa do Sombrio

Foto: Solon Soares / Agência Alesc

Foto: Solon Soares / Agência Alesc

A conservação da Lagoa do Sombrio recebeu atenção especial do deputado estadual Manoel Mota (PMDB), na manhã desta terça-feira (3). O parlamentar, legítimo defensor das lutas do sul do estado, participou de reunião promovida pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa com representantes do Ibama, Fatma, Ministério Público, prefeitura e Câmara de Vereadores de Sombrio, além de outros parlamentares.

Assoreamento e destino inadequado do esgoto são alguns dos principais problemas encontrados na lagoa. O deputado Mota, no entanto, salientou que somente com os esforços dos oito parlamentares da região sul de Santa Catarina é que a situação atual pode ser revertida.

“É importante juntarmos nossas forças e apelarmos aos governos estadual e federal a fim de darmos uma nova vida à Lagoa do Sombrio”, destacou Mota, que ainda completou: “Precisamos preservar a lagoa que gera renda à comunidade local através da pesca e da captura de camarão”.

Durante o encontro, o prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso, denunciou o atual estado de degradação da lagoa, de 16 quilômetros de comprimento e aproximadamente 5 metros de largura, tida como uma das maiores reservas de água doce de Santa Catarina. O principal problema levantado foi a proliferação da gramínea braquiária, exótica à região, que já teria tomado 120 hectares da superfície da lagoa, prejudicando a pesca artesanal.

"A alteração dos sangradouros naturais em canais de escoamento de água, feita pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) ainda nos anos 1960, acarretou o assoreamento do leito da reserva e a salinização gradual de suas águas. “Precisamos retomar o leito da lagoa, e de forma urgente”, cobrou o prefeito.

Colaboração: Comunicação deputado estadual Manoel Mota