Geral

Centralização do Serviço de Apoio ao Cidadão apresenta crescimento nos atendimentos

Repaginada e com todos os serviços organizados e concentrados em um único local. Assim está a Casa do Serviço de Apoio ao Cidadão de Cocal do Sul, que nos últimos anos vem recebendo investimentos e avanços para melhor atender a população.

O local integra os serviços do Sine, emissão de Carteira de Trabalho, Previdência Social, IGP – Confecção da Carteira de Identidade, Junta Militar, Procon e a Casa da Cidadania que auxilia em ações judiciais, conciliações, entre outros.

De acordo com o Secretário de Administração/Finanças e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clédio Fachin, “o aumento da utilização dos serviços disponibilizados justificam as ações empreendidas pela governo municipal em proporcionar maior comodidade  aos cidadãos Sul Cocalenses”, afirma.

A organização e facilidade refletem diretamente na satisfação do cidadão. “Temos uma grande procura por emprego. O número de atendimento chegou a dobrar de um ano para cá e isso é bom para o município”, destaca a responsável pelo Sine, Maria Margareti Lenhani.

No Procon, o resultado também é semelhante. “Nós tivemos um crescimento de quase 100% de um ano para o outro. As reclamações continuam as mesmas, mas as pessoas estão cientes da presença do órgão no município e agora buscam por auxílio aqui, e não em outras cidades”, afirmou a coordenadora do Procon, Jéssica Mafioletti.

Em 2014, por meio do Sine, 215 vagas de emprego foram captadas, dessas 187 foram repostas e 315 pessoas se inscreveram para as oportunidades. Também foram realizadas mais de 300 carteiras de trabalho (1ª via) e mais de 900 (2ª via).

A Junta Militar contabilizou mais de 300 atendimentos e mais de mil carteiras de identidade foram emitidas. Além disso, o Procon instalado em 2013, realizou mais de 900 acompanhamentos, o principal deles está relacionado a área de telecomunicações.

Já a Casa da Cidadania, em parceria com a Unesc, realizou mais de 700 atendimentos no ano passado, atuando em procedimentos relacionados família, relações comerciais, desavenças, retornos, acordos e conciliações.

A parte física também recebeu melhorias. No hall de entrada dois painéis foram instalados para destacar o município e informar o cidadão. 

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul

[soliloquy id=”111705″]