Geral

Figueira centenária passa por limpeza

Devido à umidade e parasitas, árvore corre risco de cair com ventos mais fortes

Uma figueira centenária, localizada em um sítio no bairro São Clemente, em Tubarão, passou por uma faxina ontem. Um caminhão munck foi contratado para que fossem retirados galhos secos e plantas parasitárias. A intenção é tentar salvar a árvore, que está com as raízes para fora do solo.
“Meu pai comprou este sítio há alguns meses e se encantou com esta figueira. Mas ela está com as raízes muito altas e corre o risco de cair. Fomos orientados por um engenheiro agrônomo a limpar a árvore para que ela possa se recuperar”, afirma Maria Aparecida de Oliveira, filha do empresário Rodolpho Paes de Oliveira, o Dodô.

Conforme matéria do jornal Diário do Sul, o processo de limpeza iniciou há alguns dias, com a capinação do terreno. “A área estava com muito mato e muito úmida. A recomendação foi de limpar a área e fazer uma vala para drenar o terreno. Devido à umidade, a árvore levanta o sistema radicular para poder sobreviver. Com o passar do tempo, ela acumula plantas parasitárias como a barba de pau e outras que crescem porque as sementes são trazidas pelos passarinhos. Se ela não é limpa, isso pode acumular umidade e apodrecer os galhos. Com as raízes altas, ela perde sustentação, qualquer vento mais forte pode derrubá-la”, explica o engenheiro agrônomo Clair Teixeira de Souza, da Plantar Agronomia.