Geral

Vereador Ozair da Silva conversa sobre instalação de cooperativa de crédito na Cidade das Avenidas

Foto: Vanessa Irizaga

Foto: Vanessa Irizaga

Na tarde dessa quarta-feira (25), o vereador de Araranguá, Ozair da Silva, o Banha (PT), e a assessora do legislador, Iara Maria Pinheiro da Silva, conversaram com o Diretor da Cresol em Jacinto Machado, Hélio Giusti, sobre a possibilidade da instalação da Cooperativa em Araranguá. O encontro ocorreu na sede da entidade. Atuante em Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul eSanta Catarina, a Cresol possui na região sul catarinense cooperativas em Jacinto Machado, São João do Sul, Jaguaruna, Treze de Maio, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, e dez unidades de atendimento em cidades como Meleiro e Jaguaruna.

Giusti demonstrou entusiasmo com a possibilidade da implantação na Cidade das Avenidas e reforçou na conversa o foco principal do trabalho realizado, que são os trabalhadores da agricultura familiar. O representante revelou que hoje somente a Cresol de Jacinto Machado, que iniciou suas atividades em 2008, possui mais de 1.200 associados. “Jacinto Machado é um dos municípios que mais cresceu na Amesc e isso também se deve um pouco em decorrência da contribuição da cooperativa”, destacou o Diretor que também apontou a relevância da formação de um grupo para estudar o projeto e as demandas em Araranguá.

Para Banha é extremamente importante levar a cooperativa para o município. “Muitas pessoas que conseguiram crédito, talvez não o obtivessem em outras instituições”, explicou o legislador que expressou a necessidade da existência da cooperativa que, uma vez viabilizada em Araranguá, também poderá atender aos microempresários.

História da Cresol no Brasil

As cooperativas nasceram das experiências do Fundo de Crédito Rotativo (FCR), financiado pela cooperação internacional (MISEREOR) e criado na década de 1980 e início dos anos 90, no Sudoeste do Paraná, por um conselho de entidades populares da região. Na mesma época, na região Centro-Oeste, pequenos investimentos também eram financiados pela ACT, hoje TRIAS, para grupos de agricultores familiares.

Em 1996, surgiram as primeiras Cooperativas Cresol, sendo três no Sudoeste do Paraná (Dois Vizinhos, Marmeleiro e Capanema) e duas no Centro-Oeste (Pinhão e Laranjeiras do Sul). Na mesma época, foi criado pelo Governo Federal o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Colaboração: Vanessa Irizaga