O vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, do PP, deve retornar ao comando do Executivo. Conforme publicado pela jornalista Karina Manarin, a determinação veio do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo que o ministro, Luiz Fux, relator do processo que deve definir a situação da prefeitura de Criciúma, negou provimento ao Recurso na Ação Movida contra o prefeito, Clésio Salvaro, do PSDB, desde a sua origem.
"O ministro revoga a Liminar cassando os efeitos e determinando o retorno de Márcio Búrigo, do PP, ao cargo de prefeito de Criciúma. E solicita ainda a comunicação com urgência ao TRE e ao TSE", aponta o site.
A reportagem do Portal Engeplus entrou em contato com o advogado de Márcio Búrigo e o mesmo confirmou o retorno. "Sim. Ele voltou. A decisão foi do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai retomar seu cargo de prefeito", disse Fábio Geremias. A reportagem tenta contato com a defesa de Clésio Salvaro, mas, até o momento, não obteve sucesso.
Relembre o caso – No dia 9 de janeiro iniciou a reviravolta política em Criciúma. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, deu parecer favorável a um recurso de Clésio Salvaro, que foi reeleito para a prefeitura de Criciúma no dia 7 de outubro de 2012 com 85.549 mil votos (76%,48% dos votos válidos), mas foi impedido de assumir a prefeitura por causa da Lei da Ficha Limpa, provocando, assim, uma nova eleição no município em março de 2013.
Sendo assim, Clésio tomou posse e Márcio Búrigo foi afastado do cargo de prefeito, e empossado vice-prefeito. No entanto, Búrigo entrou com um recurso para reverter a situação e voltar ao comando do executivo.