Sem Categoria

Chapecó sedia o 1º Fórum do Livro e da Leitura Região Oeste

Evento trata de políticas públicas de incentivo à leitura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Marina Colasanti, escritora e jornalista, vencedora de nove prêmios Jabuti, e Zoara Failla, diretora-executiva do Instituto Pró-Livro/SP, são as convidadas especiais doI Fórum do Livro e da Leitura Região Oeste, em Chapecó, no próximo dia 10 de março, no Centro de Eventos Plínio De Nes. O evento é aberto aos profissionais e voluntários das áreas de educação, cultura e da cadeia produtiva do livro, interessados em debater as políticas públicas de incentivo à leitura, ao livro e à literatura. A expectativa é de 500 participantes, do oeste e meio oeste catarinense.

A pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, apontou que os brasileiros leem espontaneamente um livro por ano, o que é considerado um índice baixíssimo se comparado a países como Índia, Tailândia e China, cuja média é de quase 10 horas lidas semanalmente por pessoa, de acordo com os dados divulgados pela Market Reserch World, em 2014. Contando com as obras indicadas e cobradas pelas escolas, esse número aumenta para quatro livros a cada 12 meses.

“É preciso tempo, políticas ousadas e espaços especialmente montados e ambientados para a prática da leitura, seja em casa, na escola, no trabalho, nas bibliotecas ou centros de cultura. E o Fórum contribuirá para mobilizar pessoas e instituições, educadores e gestores nessa tarefa tão importante”, explica José Paulo Teixeira, escritor coordenador do Fórum. “Grande parte da população não lê, principalmente os jovens, que preferem gastar tempo com games e redes sociais em detrimento da leitura. Mas também existe um cenário mais otimista, com inúmeras experiências de promoção da leitura”, considera o jornalista Carlos Stegemann, representante da Associação Catarinense de Imprensa no Fórum.

De acordo com Roselaine Vinhas, secretária de Cultura de Chapecó, o Fórum Oeste movimentará Chapecó e região para a necessidade de uma grande ação em prol do livro e da leitura. “Por esta razão e necessidade, a prefeitura de Chapecó e a Secretaria de Cultura foram motivadas a aderir à iniciativa e sediá-la, atuando com o papel de responsável por mobilizar a grande região do qual é polo”, disse ela.

O evento é uma realização do Fórum Estadual do Livro e da Leitura, Instituto Parati, das secretarias de Cultura de Chapecó e de Educação de São Lourenço do Oeste e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com apoio da Academia Catarinense de Letras, Associação Catarinense de Imprensa e Associação Catarinense de Bibliotecários. O Fórum Catarinense do Livro e da Leitura é uma articulação de entidades privadas e públicas que trabalham pela construção do Plano Estadual do Livro e da Leitura.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site forumleitura.org.br.

Programação

Manhã

8h30 – Abertura oficial do Fórum do Livro e da Leitura. Coordenação de Roselaine Vinhas, Secretaria Municipal de Cultura de Chapecó e presidente do CONGESC.

8h45 – A Construção do Plano Estadual e Planos Municipais do Livro e da Leitura. Propostas e desafios. Participação especial de ZOARA FAILLA, coordenadora de projetos e da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do instituto Pró-Livro/SP & Retratos de um jovem leitor.

10h00 – Encontro com a escritora MARINA COLASANTI, ganhadora do Prêmio Jabuti 2014 – mediação de José Paulo Teixeira, coordenador do Fórum Leitura e do Projeto Bom de Ler/Instituto Parati.

11h30 – Agenda cultural (Música, Poesia e histórias).

Tarde

13h30 – A construção do Fórum Leitura Região Oeste – Experiências e iniciativas dos sócios e parceiros. Coordenação de Carlos Stegemann, escritor e jornalista.

15h00 – Encaminhamentos e Planos do Livro e de Leitura.

16h30 – A Leitura como Tarefa de Vida – A Construção do III Fórum Leitura / SC.

17h00 – Assinaturas do Protocolo de Leitura. Carta de Compromisso do Plano do Livro e da Leitura em SC.

17h30 – Encerramento.

Colaboração: Juliana Germann / Assessoria de Imprensa