Saúde

Urussanga se mantém alerta contra a dengue

Município não registrou nenhum caso, mas permanece atento à prevenção

Urussanga passou incólume pelo surto de dengue registrado no início deste ano em Santa Catarina, mas isso não é motivo para a equipe da Vigilância Sanitária do município baixar a guarda. O trabalho de prevenção segue intensificado, com visitas frequentes a pontos estratégicos e averiguação de denúncias.

“Nós temos 69 armadilhas espalhadas por todo o município, inclusive no interior, monitoradas semanalmente. Além disso, há outros 35 pontos estratégicos que são monitorados quinzenalmente pela nossa equipe”, explica o coordenador dos trabalhos de prevenção à dengue em Urussanga, José Ceron.

O serviço da Vigilância Sanitária, contudo, não se limita às armadilhas e aos pontos estratégicos. “Todas as denúncias que recebemos de existência de pontos onde há água parada são averiguadas, e os proprietários desses locais são autuados para regularizar a situação, se for o caso. Também vamos às escolas conscientizar as crianças”, acrescenta Ceron. O trabalho é realizado ao longo de todo o ano, mas intensificado no verão.

Equipe ganha reforços

A secretária municipal de Saúde, Mariângela Dal Bó Lapolli, atribui esses índices positivos ao trabalho realizado pela Vigilância Sanitária. “É uma equipe proativa, que faz trabalhos de prevenção nesses mais de 100 pontos e é rigorosa quando encontra irregularidades”, enaltece Mariângela.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Urussanga vai contratar mais um profissional para auxiliar nos trabalhos. Uma moto foi comprada recentemente para agilizar o serviço dos agentes nas áreas rurais.

Desde que o serviço de combate à dengue foi implantado, em 2001, nunca houve um caso de alguém que tenha contraído dengue em Urussanga. O último registro foi em 2011, quando uma pessoa foi diagnosticada com dengue no município, mas doença havia sido contraída em Palmas (TO).

Colaboração: Renan Medeiros / Comunicação Prefeitura de Urussanga

[soliloquy id=”110407″]