Depois das férias, carnaval, viagens e outros gastos, vem as contas a pagar, e o consumidor utiliza ainda mais o cartão de crédito. Em consequência, aumenta o número de reclamações no Procon de Laguna, principalmente em relação a este produto. De cada dez atendimentos diários registrados no órgão no último semestre, cinco são com problemas relacionados ao cartão de crédito.
Ao cair na tentação de comprar, o consumidor poderá levar um susto com os juros, por isso, é preciso ficar atento. Lúcia Maciel, do Procon de Laguna, conta que durante as compras o cidadão deve conferir se os preços e as formas de pagamento estão expostos de maneira clara.
Além disso, nunca se deve considerar o limite do cartão de crédito como parte da renda. “É um empréstimo como qualquer outro, ou seja, com todos os encargos previstos. Com o agravante, de que o cartão, junto com o cheque, constituem as modalidades de crédito mais caras existentes no país, com juros que ultrapassam os 10%”, explica a atendente do órgão.
Em todo o país, o cartão de crédito bate recorde de reclamações. Mesmo com toda a facilidade nas compras com o popular dinheiro de plástico, as reclamações contra as administradoras de cartão aparecem constantemente. As principais queixas são em relação à falta de informação sobre taxas, cobranças indevidas, juros abusivos e, principalmente, dificuldade na negociação de dívidas.
O primeiro passo para o consumidor com dívida nessa modalidade de crédito é o cancelamento imediato do cartão, mesmo que ainda haja compras parceladas futuras, pois cessam a cobrança dos encargos de juros remuneratórios.
Lúcia encerra afirmando que “os principais problemas registrados são relacionados diretamente à falta de educação para o consumo dos brasileiros. O crédito foi amplamente estimulado nos últimos anos, mas faltou a preparação da população, que desconhece como utilizar conscientemente as modalidades de crédito e acaba acumulando dívidas. O cartão é uma excelente ferramenta de compra, porém, deve ser utilizado com muita cautela e conhecimento”.