O DNIT inicia nesta semana, a construção de vigas para compor a pista elevada da ponte sobre o Rio Tubarão, localizada no km 337,03 da BR-101 Sul catarinense. No canteiro de obras, o consórcio EnCi (Engedal-Cima), contratado para a construção da travessia, trabalha em paralelo a construção de cinco pilares para instalação das vigas, num total de dez apoios projetados.
Ao todo, serão produzidas e instaladas 36 vigas, que abrigarão a futura pista de sentido Sul-Norte da rodovia federal. Os tamanhos das unidades variam de 34,70 metros, comprimento dos três vãos no leito do rio, a 37,50 metros de comprimento, nos seis vãos em terra, todas com 1,80 metros de altura. O peso das estruturas chega a 40 toneladas, cada.
A ferragem da primeira viga aguarda a concretagem, em estaleiro construído na frente de obras. Com a instalação das vigas, segue a colocação das pré-lajes – tapete de estruturas moldadas, onde serão colocados a ferragem estrutural e o concreto usinado. Enfim, a camada asfáltica finaliza o pavimento. Como toda a construção acontece na frente de obras, não será necessário o transporte pela BR-101 Sul, como aconteceu na construção de outras obras de arte especiais (OAEs).
O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos será responsável pela construção da ponte, no traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o Rio Tubarão. A estrutura está localizada no município catarinense de Tubarão, entre os barros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura antiga foi removida no mês de novembro passado para abrir espaço ao canteiro de obras e construção da nova estrutura. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.
Cuidados – As frentes de obras para construção da nova ponte sobre o Rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul catarinense, contam com tapumes para isolar a movimentação de trabalhadores e equipamentos dos pedestres e motoristas. Esse isolamento foi feito nas margens da SC-390, na margem direita do rio e da rua Cândido Darela, margem esquerda. A entrada de pessoas não autorizadas é proibida.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC