Estão confirmados 134 casos de dengue em Santa Catarina, conforme o boletim divulgado ontem (18) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Desses, 21 casos são importados (contraídos fora de Santa Catarina) e registrados em residentes. Um deles em Braço do Norte.
A pessoa, do sexo feminino, faz o tratamento em casa. Ela adquiriu a doença em São Paulo quando viajava de férias com a família. Lá, ao manifestar os sintomas, foi diagnosticada com dengue e, ao chegar em Braço do Norte, fez o exame que confirmou a doença.
De acordo com a agente de combate a endemias, Cibele da Silva, o último foco de dengue foi encontrado há três anos em Braço do Norte. São 101 armadilhas espalhadas por todo o perímetro urbano do município. “Temos 32 pontos estratégicos com armadilhas, lugares como cemitérios e borracharias, onde existem maior incidência de possíveis focos e mantemos o monitoramento constante”, explica a agente.
Além de Braço do Norte há o registro de casos importados em residentes de Araranguá (1), Balneário Barra do Sul (1), Blumenau (1) Brusque (1), Canoinhas (1), Florianópolis (2), Guaramirim (1), Itajaí (1), São José do Cedro (1), São José (3), Três Barras (1), Xanxerê (1) e de moradores de outros locais do Brasil (5). Há, ainda, quatro casos confirmados da doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que estão em investigação pelos municípios para determinar o local de transmissão em Brusque (1), Itajaí (1) e Joinville (2).
Casos autóctones
Dos 134 confirmados, 109 foram transmitidos dentro do próprio estado (autóctones), todos infectados em Itajaí – 107 residentes em Itajaí, um morador de Balneário Camboriú e outro de Blumenau, mas que contraíram a doença em Itajaí.
Casos suspeitos
Outros 386 casos suspeitos aguardam resultado do exame laboratorial pelo Lacen e 273 foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue.
Focos
No estado, há 1.567 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Entre os municípios, os que registram o maior número de focos são Chapecó (377), São Miguel do Oeste (174), Balneário Camboriú (169), Joinville (140), Itajaí (133), Xanxerê (94), Xaxim (77), Nova Itaberaba (43) e Itapema (40).
Dengue
A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos) e manchas vermelhas na pele.
Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em uma cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.
Com informações do jornal Notisul