O peemedebista apresentou esta matéria na semana passada durante sessão do Legislativo Municipal e tem expectativa que a votação ocorra nas próximas sessões
Consciente de que na área da Saúde Pública é preciso prevenir e não remediar, o presidente do Legislativo, vereador Rony da Silva (PMDB) destaca a necessidade da urgente aquisição do equipamento de radioterapia para o Hospital Regional de Araranguá (HRA), que atende paciente dos 15 municípios do Extremo Sul Catarinense.
O peemedebista apresentou esta matéria na semana passada durante sessão do Legislativo Municipal e tem expectativa que a votação ocorra nas próximas sessões. Ele reitera um pedido feito aos órgãos estaduais em 2014, no qual não foi atendido.
Sabendo da carência desse aparelho no HRA e dos prejuízos que isso causa aos pacientes, Rony da Silva sugere através do Requerimento 17/2015, que à Câmara Municipal envie expediente ao secretário estadual de Saúde, João Paulo Kleinübing; ao governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD); ao secretário adjunto de Saúde, Murillo Ronald Capella; ao secretário de desenvolvimento regional do Vale Araranguá, Ademar da Silva, Dema, aos deputados estaduais e aos Legislativos do Extremo Sul Catarinense para que seja solicitada a aquisição do equipamento de radioterapia.
Equipamento fundamental
De acordo com Rony é inadmissível que o principal hospital da região ainda não disponha desse aparelho: "A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes para atingir determinadas células, impedindo seu aumento ou então causando sua destruição. Assim é utilizada para o tratamento de câncer e hemorragias, entre outras. Em geral, quando submetidos a este tratamento, os pacientes apresentem resultados positivos, o que significa que o tumor pode ficar controlado, desaparecer ou até mesmo ocorrer à cura", explicou o vereador.
Colaboração: João Carlos / Assessoria de Imprensa