O recurso de R$ 5 mil será utilizado para a reforma da cozinha do salão de festas da localidade
Os vereadores de Orleans aprovaram por unanimidade o projeto de lei nº 001, de 28 de janeiro de 2015, que autoriza o repasse de R$ 5 mil para comunidade de Rio Laranjeiras, em sessão ordinária realizada segunda-feira (10). O valor será utilizado para a reforma da cozinha do salão de festas da localidade.
O Poder Legislativo reconheceu que a comunidade é merecedora de receber o auxílio financeiro. Entretanto, questionou o critério adotado pelo Poder Executivo para contemplar Rio Laranjeiras em detrimento de outras comunidades do município.
O vereador líder do governo na Câmara de Vereadores de Orleans, Valter Orbem (PSD), por sua vez, afirmou que o conselho comunitário de Rio Laranjeiras esteve no Paço Municipal e foi atendido pelo prefeito. “O prefeito foi simpático à ideia, entendeu a necessidade e o projeto foi encaminhado a esta casa. Temos muitas outras comunidades que, com o tempo, serão apoiadas quando requerirem benefícios junto à prefeitura”.
Na oportunidade, também foi apresentada indicação para apreciação e aprovação em plenário, para que o executivo providencie o patrolamento da Estrada Geral Furninhas, próximo ao Capitel Cecília Roveda, tendo em vista que no dia 28 de fevereiro haverá festa na comunidade. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Mario Coan (PSDB), justificou a indicação, afirmando que este foi um pedido da comunidade.
Os moradores alegam que nos dias de chuva, a situação fica inviável. "A situação está muito ruim e os moradores estão reclamando. Para o senso comum, o Poder Executivo e Legislativo têm a mesma função. Mas o legislativo tem a função fiscalizatória e função de controle externo. Entretanto, estamos sempre disponíveis também para defender os interesses da comunidade. Mas chegam para a gente com o poder de chamar a atenção de um funcionário público, por exemplo", explicou.
Também foi aprovada a indicação nº 02 de 2015, para solicitar que seja enviado ofício pela Câmara de Vereadores ao Deinfra para colocação urgente de lombada para acesso à comunidade de Oratório.
"A SC-390 já tem bastante problema. Não sei até que ponto as pessoas vão tolerar. Nós transformamos Oratório em uma área urbana. No entanto, a infraestrutura daquele local está péssima e o Deinfra é muito ruim para atender as demandas da nossa comunidade", afirmou Mario Coan.
[soliloquy id=”108542″]