O piso salarial do magistério foi reajustado em 13,01% em janeiro, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O valor do piso para 2015 é de R$ 1.917,78. Em Laguna serão 285 profissionais da educação beneficiados a partir deste mês.
Como vencimento base, acrescentados as vantagens de carreira. O secretário adjunto Klevys Lopes cita o exemplo “da regência, percentuais de titulação que varia de professor para professor, triênio por tempo de serviço, adicional de aperfeiçoamento, dentre os profissionais beneficiados estão professores secretários de escola, especialistas em assuntos educacionais, supervisores escolares, diretores de escola, também os profissionais efetivos da Secretaria de Educação, que fazem parte do quadro do plano de carreira do magistério municipal”.
Também é válido para todos os professores Acts que ingressarem no ano de 2015, com carga horária de 40 horas.
Para o prefeito Everaldo dos Santos a política de valorização do professor se dá através da manutenção da lei do piso do magistério. “Também no incentivo à formação continuada e qualificação dos educadores”, afirmou ele. Os recursos são provenientes do Fundeb.
O secretário da Educação Luis Fernando Schiefler Lopes acrescenta que a melhoria da qualidade da educação básica passa pela valorização do professor.
O piso salarial foi criado em cumprimento ao que estabelece a Constituição Federal, no artigo 60.
Conforme a legislação vigente, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2014.
Capacitação
Os professores e gestores da educação infantil participaram nesta sexta-feira, dia 6, no auditório da Udesc de uma capacitação pedagógica dos profissionais da Positivo, responsável pelo apoio pedagógico e material didático oferecido aos educadores, através da Secretaria de Educação.
Nesta quinta-feira, dia 5, foi a vez dos professores do ensino fundamental através do projeto pedagógico do MindLab, adotado pela rede publica para melhorar a qualidade do ensino.