Clima

Moradores protestam contra más condições das ruas e enchentes

Morro da Fumaça já foi atingida com duas cheias só no mês de janeiro

Moradores das ruas Primo Ítalo Naspolini e Pedro Serafim, localizadas no Centro, de Morro da Fumaça, devem se reunir nesse domingo, dia 8, para protestar contra as más condições das vias, que estão causando enchentes constantemente na localidade. Como ato de manifestação eles também irão realizar voluntariamente as obras que acharem necessárias para a melhoria das ruas.  

A manifestação foi anunciada através de um comunicado. "Com o calçamento da rua Primo Ítalo Naspolini qualquer chuva é capaz de se transformar em uma grande cheia, justamente porque não houve uma preparação da drenagem das águas. O calçamento elevou a altura da rua em pelo menos 20 centímetros, o que permite que a água represada entre nas casas", diz o comunicado enviado por Carlos Lorenzi, em nome da comunidade. 

Uma das enchentes mais fortes que os moradores enfrentaram foi no dia 20 de janeiro, depois sucedeu-se no dia 28. Os moradores procuraram a prefeitura, mas afirmam que não tiveram bons resultados. "Somente após duas enchentes de grande proporção, a prefeitura municipal realizou a limpeza e colocação de drenagem, mas esta ficou fora do nível da rua, sendo visível o quanto será inútil a obra realizada", reafirmam no comunicado. 

De acordo com o prefeito da cidade, Agnaldo David Maccari, foram realizadas duas drenagens na rua, mas que ainda não comportam toda a água. "Cai muita água de outras ruas para aquela região, por isso enche. Depois que passa a chuva baixa, mas demora. Foram feitas muitas melhorias, só que não resolvem 100% o problema. É uma situação que ocorre há mais de 30 anos", comenta Maccari. 

Maccari também aponta que a prefeitura está estudando a viabilidade de desviar a água que acumula nas ruas, no entanto são necessários recursos altos. "Estamos buscando com a Defesa Civil e o Ministério das Cidades a criação de projetos que solucionem não só o problema dessa localidade, mas também de outros bairros da cidade. Estamos fazendo o que podemos. Essas ruas possuem uma drenagem muito antiga, não será fácil resolver", enaltece.

Com informações do site Clicatribuna

[soliloquy id=”107778″]