O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) tomou posse na manhã de domingo (1) para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Eleito no dia 5 de outubro com 26.929 votos em 277 dos 295 municípios do Estado, o pedetista terá dois focos de trabalho no parlamento catarinense: educação e trabalho. “Nós vamos fazer um mandato ouvindo os anseios da sociedade, e unindo forças para buscar o desenvolvimento. Queremos estar ao lado do cidadão”, destaca.
Participaram da posse o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e a esposa, Dalva Dias, o prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier, o vice-prefeito de Capivari de Baixo, Sebastião da Rocha, o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Ricardo Fabris, o vereador de Cocal do Sul, Agenor Pedroso, o presidente estadual do PDT, Luis Miguel Viegas, e demais autoridades.
Projetos voltados à educação e ao trabalho
Nos próximos dias, Minotto pretende ter audiências com os secretários de estado para apresentar suas propostas. Uma delas é a ampliação do orçamento do Estado para a concessão de bolsas de estudo por meio do artigo 170. “Temos que oportunizar mais bolsas para jovens e adolescentes que querem cursar uma faculdade. Recursos existem, basta priorizar as ações. E na administração pública as coisas acontecem na pressão”, ressalta.
O novo parlamentar também defende a ampliação do ensino em tempo integral e da educação profissional. “Vamos trabalhar pela criação de um programa de qualificação profissional para jovens e adolescentes que buscam a inclusão no mercado de trabalho. Precisamos tirá-los da condição de vulnerabilidade social”, destaca. Na área trabalhista, afirma que, além de proteger os direitos dos trabalhadores, lutará pela criação de um piso regional para os técnicos agrícolas e industriais.
Quem é Rodrigo Minotto
Rodrigo Minotto tem 41 anos de idade, é casado com Márcia Casagrande há 15 anos, e tem duas filhas, Ana Carolina e Maria Luísa. É advogado, e também formado em administração, ambos pela Unisul. Entrou na política em 1993, a convite do então prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Ricken. Estudou os programas de todos os partidos, e decidiu pelo PDT por seu compromisso com a educação, e pelas bandeiras de luta do grande líder Leonel Brizola.
Nunca ocupou cargo eletivo, mas teve grande contribuição partidária dentro do PDT. Foi Secretário da Executiva Nacional e Estadual do partido, e atualmente é vice-presidente estadual, e membro da Executiva Nacional. Foi coordenador estadual do Sine, superintendente regional do Ministério do Trabalho, e posteriormente Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. É filiado ao PDT há 21 anos, e este é o seu único partido.
Colaboração: João Manoel Neto / Comunicação Deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT)