Serão 800 vagas para os treinamentos gratuitos em áreas como empreendedorismo e vendas
O Viva Serra Festival de Inverno, que começou sexta-feira para fortalecer o turismo na Serra Catarinense com vários eventos e atrações culturais, também terá vários workshops empresariais para qualificar os empreendedores e funcionários de três municípios da região.
Urubici, São Joaquim e Lages terão 800 vagas em cursos sobre empreendedorismo, motivação, excelência no atendimento e risco de crédito.O Viva Serra é realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de SC, com apoio do governo do Estado, Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte, por meio do Funturismo, e apoio institucional do Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau.
Os workshops começam nesta segunda-feira, dia 13, e seguem até o final do Festival, sendo que o último será realizado, em Lages, no dia 5 de setembro.
De acordo com o gerente geral da FCDL-SC, Ademir Ruschel, o objetivo é treinar e qualificar os empreendedores locais e seus funcionários para fomentar o turismo na Serra.
— O projeto pretende preparar os profissionais para receberem os turistas. Os temas pretendem não só motivar o pessoal que trabalha com turismo, mas estimular os novos empreendedores e incentivar os antigos a realizarem atendimentos melhores, além de qualificar as vendas, conhecendo os riscos do crédito.
Serão 50 vagas em cada um dos quatro temas em Urubici (somando 200 vagas), mais 200 vagas em São Joaquim e outras 100 vagas para cada curso em Lages (somando 400). A participação é gratuita.
— O foco são as pessoas da cidade por isso as inscrições estão sendo realizadas pelas CDLs de cada município — diz o gerente geral da FCDL-SC.
A federação dos lojistas promove vários cursos de qualificação durante o ano. Em 2011, foram 14,7 mil pessoas treinadas em Santa Catarina. Este ano, a previsão é de 16 mil treinamentos espalhados por 184 municípios onde existem Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) no Estado.
Além de satisfeitos com a oportunidade de qualificação oferecida durante o Viva Serra Festival de Inverno, os empresários da Serra Catarinense estão otimistas com a participação de trabalhadores nas palestras que serão oferecidas a partir de hoje.
Segundo a presidente da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra), Roseli Vieria, a maioria dos empresários do município sempre aproveita as oportunidades de consultoria que surgem na cidade.
— Não tenho dúvidas de que os cursos estarão lotados e de que a Serra precisa desse estímulo — explica.
Roseli conta que a Pouserra já fez parcerias com a CDL e com o Sebrae para realizar vários cursos na cidade, sempre com público expressivo.
Para o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Rogério Lebarbenchon da Silveira, os cursos são de extrema importância para a região, mas precisam de continuidade.
— A mão de obra precisa sempre estar em treinamento para se qualificar cada vez mais. Por isso, a relevância de iniciativas como essa do Viva Serra — justifica.
Além dos cursos e palestras para qualificação da mão de obra, o festival tem opções de entretenimento para todas as idades, como lazer, esporte e gastronomia típica até setembro. Toda a programação disponível pode ser conferida gratuitamente pelo público em três estruturas: nas praças Dom Daniel Hostin, em Urubici; Cesário, em São Joaquim; e no calçadão João Costa, em Lages.
Diário Catarinense