Depois de 11 anos de serviços prestados (um na gestão Renê da Silva, seis na de Nestor Spricigo, dois na de Hélio Bunn e dois na de Fabrício Kusmin Alves) no comando da Secretaria de Educação de Lauro Müller, a professora aposentada Maria Regina Carniel Guimarães, decidiu que é hora de parar e desfrutar da aposentadoria. Ela colocou o cargo a disposição do prefeito Fabrício Kusmin Alves, no final de dezembro do ano passado.
Porém, segundo Regina até o momento o prefeito ainda não assinou sua exoneração, pois ainda precisa definir um substituto para o cargo. “Conversei pessoalmente com o prefeito Fabrício e expliquei à ele que chegou o momento de parar e passar mais tempo com a família, o que fiz pouco enquanto estive no comando da pasta, pois ser secretária municipal exige muita dedicação e tempo”, informou Regina, adiantando que a pedido do prefeito ficará mais alguns dias no cargo, até a indicação de um novo nome.
Para Regina Guimarães, comandar a Secretaria Municipal de Educação foi uma experiência rica e valiosa. “É uma missão difícil, mas que prepara quem por lá passa para grandes desafios na vida. Ser professor é uma coisa, mas comandar a Secretaria de Educação é algo totalmente diferente, pois não é só o pedagógico e sim o administrativo. Foi uma experiência que me deu um novo olhar sobre a educação, especialmente sobre o ser humano que há dentro de cada professor”, comenta.
O ano letivo na rede municipal de Lauro Müller inicia no dia 2 de fevereiro para os profissionais da educação e no dia 9 do mesmo mês para os alunos. Segundo Regina, o calendário para 2015 já está pronto e as ações e metas já foram traçadas, o que vai facilitar o trabalho para o novo secretário.
Ao destacar a importância de Regina Guimarães para a educação de Lauro Müller, o prefeito Fabrício agradece pelo serviço prestado ao município. “Dona Regina é uma pessoa que sempre trabalhou para a melhoria da qualidade da educação em nosso município, seja como professora, quando lecionou em sala de aula, quando esteve na direção da escola Visconde de Taunay ou no comando da Secretaria Municipal de Educação. O município deve muito a ela. Gostaríamos de tê-la mais tempo conosco, mas entendemos sua decisão e só nos resta agradecer por tudo que ela fez nesta área tão importante para a formação de bons cidadãos”, ressalta o chefe do executivo lauromüllense.
Ainda de acordo com o prefeito Fabrício, um nome para substituir a secretária Regina, já está sendo estudado. “Tenho uma pessoa em mente, só falta uma resposta dela para que eu possa anunciá-la. A divulgação deve acontecer nos próximos dias”, informa.