Política

Salvaro espera tomar posse até terça

Foto: Divulgação / Jornal da Manhã

Foto: Divulgação / Jornal da Manhã

O ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), retornará à Prefeitura de Criciúma ainda nesta semana, possivelmente até terça. Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ter sido divulgada na sexta passada, o tucano não confirmava que realmente tomaria posse. A assessoria jurídica de Salvaro trabalha para agilizar o cumprimento da decisão judicial. O ex-prefeito acredita que a diplomação e a posse ocorram nessas segunda e terça, respectivamente.

Mais de 430 (86%) criciumenses entre os 502 ouvidos por uma pesquisa contratada por Salvaro se disseram favoráveis ao retorno do ex-prefeito. “E, entre os que são contra, há alguns que têm essa opinião porque preferem que eu seja candidato em 2016”, analisa Salvaro. Segundo ele, a decisão de retornar à Prefeitura se deve, também, ao aval da família, dos amigos próximos e do PSDB.

“Na verdade, quem decidiu não fui eu: foi a população, nas urnas, em outubro de 2012”, declara, sem economizar nas frases de efeito.  Salvaro pretende que o ato de posse seja uma solenidade aberta ao público, para comemorar “a decisão do Supremo e o respeito ao direito adquirido e à coisa julgada”.

Com a decisão, o atual prefeito, Márcio Búrigo (PP), se torna o vice de Salvaro, uma vez que eles disputaram juntos a eleição de 2012, que havia sido anulada pela Justiça Eleitoral. No pleito suplementar, que alçou Búrigo ao cargo de prefeito, em março de 2013, o progressista teve o apoio de Salvaro. Atualmente, contudo, estão politicamente em lados opostos.

O atual prefeito ainda tenta reverter a liminar e se manter no cargo. “Provavelmente já tomaremos alguma medida amanhã (segunda). Por enquanto não vamos divulgar, por questões estratégicas”, afirma o advogado Fábio Jeremias, um dos que atuam no caso em defesa de Márcio Búrigo.

Com informações do site Clicatribuna