A prefeitura de Orleans decretou no fim da tarde dessa sexta-feira, dia 9, Situação de Emergência nas áreas afetadas por enxurrada. A Defesa Civil do Estado, durante todo o dia, vistoriou diversos pontos do município. Os prejuízos causados pela chuva forte acompanhada de vento, na última quinta-feira, por volta das 16h30min, foram contabilizados pelo coordenador da Defesa Civil Regional, Rosinei da Silveira, pelo coordenador municipal de proteção e defesa civil e engenheiro civil, Edesio Berger, e a engenheira civil, Micheline Berger.
O temporal, que durou aproximadamente duas horas, ocasionou danos em todo o perímetro urbano e em algumas localidades da zona rural. De acordo com a Defesa Civil, as áreas mais atingidas foram Barra do Rio Novo, Rio Novo, Rio Laranjeiras, Rio Carlota, Rio Pinheiros Alto, Rio Pinheiros Baixo e Vila Nova. Os bairros Coloninha, Cohab, São Gerônimo, Rio Belo, Nova Orleans, Corridas, Centro, Alto Paraná e Jardim das Orquídeas, também apresentaram desastres naturais.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, os pontos atingidos ficaram marcados por escorregamento de massa, destelhamentos e alagamentos em residência, indústria e escolas. Em algumas casas danificadas, as famílias precisaram deixar suas residências. “É uma medida de segurança que a Defesa Civil determina às famílias. Garagens desmoronadas, muita lama e destelhamento deixam a casa sem condições de moradia e podem ocasionar até um acidente com vítimas. Então, é bom que estas pessoas procurem outro abrigo, pelo menos durante a noite”, declara Rosinei.
Prefeitura entrega auxílio às famílias afetadas
Logo pela manhã, a secretaria de infraestrutura e a Defesa Civil do município realizaram a entrega de lonas plásticas para as famílias afetadas pelo temporal. Homens e maquinários estiveram desobstruindo as ruas mais atingidas. “Estamos em estado de alerta desde o momento em que presenciamos o temporal. Foi uma chuva forte acompanhada de raios e ventos em alta velocidade. Aos poucos estamos contabilizando os prejuízos e já acionamos a Defesa Civil do Estado. Solicitamos que as pessoas nos procurem para relatar os estragos causados pela chuva. Vamos estar de plantão o tempo que for necessário”, pontua o engenheiro Edesio Berger.
Nos pontos vistoriados foram feitos registros fotográficos. As imagens serão enviadas à Defesa Civil do Estado.
População
O prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes participou de entrevista em emissoras de rádio do município e mencionou total apoio da administração municipal nas ações de resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução dos locais atingidos. “Fico angustiado por ver cenas lamentáveis em nossa cidade. Somos incapazes de prever danos como este, a intensidade da chuva que durou quase duas horas causou muitos estragos. Mas, tenho certeza que nossa equipe de funcionários fará o possível para amenizar esta situação. Peço a compreensão de toda a população e reafirmo que estamos a disposição de todos”, declara o prefeito.
Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans