Quatro animais morreram ao serem atingidos por uma descarga elétrica, no interior de Lauro Müller, durante a tempestade que ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 8. A Secretaria de Agricultura do município prestou apoio na tarde de hoje, dia 9, para enterrar os animais nos terrenos dos proprietários. Conforme o secretário da pasta, Eliandro Bett Giongo, uma retroescavadeira foi locomovida até os locais.
Um touro e duas novilhas animais pertenciam a Adão Vieira, morador da localidade de Rio da Vaca. Os animais se protegeram em um galpão, mas o local foi atingido por um raio. O prejuízo calculado pelo produtor de leite é de aproximadamente R$ 7mil. Já uma outra vaca foi atingida na comunidade de Santa Rosa.
Conforme o secretário, a incidência tem sido maior em comparação a mesma época de anos anteriores. "Infelizmente isso tem se tornado muito comum durante o verão", lamentou. Na semana entre o Natal e a virada do ano, um outro produtor do município havia perdido sete animais pelo mesmo motivo. A secretaria também prestou apoio neste caso.
O secretário alerta que o ideal é que os animais fiquem protegidos em locais cobertos durante as tempestades.
[soliloquy id=”105136″]