Inauguramos o nosso espaço, “o pensar político”, ano 2015, com aquilo que escutamos entre uma conversa e outra, nas rodas de amigos, em festas mais reservadas, e na presença de diversas lideranças políticas no eixo: Florianópolis – Laguna – Criciúma – Rincão:
O novo governo do PT
A presidente Dilma (PT) prometeu “Um Novo Governo, com Mais Mudanças”. O que se viu de acordo com a nomeação de seus novos ministros foi o loteamento político dos ministérios conforme os partidos da base aliada. E o resumo da opera? Nada de novo, e sem muitas mudanças.
O novo governo de Raimundo Colombo
O governador vai rever o papel das imorais Secretarias Regionais. O governador pretende reduzi-las ao status de agência de fomento regional. Colombo começou bem seu segundo governo, mas sabe que nada pode fazer sem as bênçãos do PMDB.
Diplomação dos eleitos
A diplomação dos eleitos foi um momento forte de vibração e confraternização. Um dos momentos mais marcantes foi o abraço do casal Ângela Amin (PP), e do deputado federal Esperidião Amin (PP), ao filho João Amin (PP), que deixa a vice prefeitura de Florianópolis e assume uma cadeira na Câmara dos Deputados. Aliados e desafetos aplaudiram.
Posse do governador
A posse do Governador Raimundo Colombo (PSD) foi considerada morna. Alguns motivos justificam: 1) O PSD é um partido novo. 2) O PSD não possui militância aguerrida. 3) O PSD não tem história política. 4) Segundo seu fundador, o paulistano Kassab, o PSD não é um partido nem de esquerda e nem de direita. Daí fica difícil!
Perguntas que veem do Sul
Qual o futuro político de Joares Poncicelli (PP)? Em Orleans Dr. Marcos (PSD), vai à reeleição? Em Lauro Müller o PP é aliado ou oposição? Em Urussanga alguém se credencia para enfrentar o prefeito Jony (PMDB)?
Respostas de mesa de bar:
Ponticelli vai entrar de cabeça para fazer Deca May prefeito de Tubarão. Seguimentos do PSD e também do PP, torcem para que Dr. Marcos “jogue a toalha”. Nas bases do PP de Lauro Müller o sentimento é de que o PP nunca foi governo e é a hora do desembarque oficial. Em Urussanga o Jovem Sérgio Maccari (PP), deverá deixar a presidência do partido, a missão é recrutar alguém para enfrentar o atual prefeito do PMDB.
Conexão Floripa:
Entre um brinde e outro a aproximação de PP, PSDB e PSB se solidifica. Amin, Pavan e Paulinho Borhausen juntos em 2016 e 2018.