Entretenimento

Colônia de férias atende a 300 crianças em Içara

As crianças de zero a cinco anos, matriculadas na rede municipal de ensino de Içara e que os pais trabalham, começaram a frequentar, nesta segunda-feira, a côlonia de férias oferecida pelo Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. São cerca de 300 crianças matriculadas. Elas são acolhidas em tempo integral nos Centro Educacionais Infantis Favinho de Mel, Bairro Primeiro de Maio; Paraíso da Mamãe, Centro e Alegria do Saber, no Presidente Vargas.

Durante o período em que elas ficam na colônia, as crianças recebem alimentação e participam de atividades recreativas promovidas pelos professores auxiliares. “Elas entram às 7h e só vão para casa por volta das 19h. São filhos de pais que trabalham e não tem onde deixá-los neste período de férias de verão”, explica o secretário de Educação, Antônio de Mello. “Os pais podem ficar tranquilos que seus filhos estão sendo bem cuidados”, garante o prefeito Murialdo Canto Gastaldon que acompanhou o primeiro dia das crianças.

A filha de quatro anos da auxiliar administrativo, Natasha Alencar Schimansky, está na colônia de férias do C.E.I. Favinho de Mel. Este é o segundo ano que a criança participa do programa oferecido pela Secretaria de Educação. “Minha filha de seis anos teve que ficar com a avó que trabalha em casa. A mais nova matriculei na colônia. Trabalho e não tem condições de ficar com elas durante o dia. Este é o segundo ano que Joana fica. Lá ela é muito bem cuidada”, diz Natasha.

Faltas não justificadas

As 300 vagas foram definidas durante o período disponibilizado para matrículas. No ano passado foram oferecidas 270 vagas. Conforme a diretora do C.E.I. Favinho de Mel, Ieda Maria Elias, os pais precisam ficar atentos quanto às faltas não justificadas. “Caso a criança falte dois dias consecutivos sem justificativa, a vaga é disponibilizada para outra que está na fila de espera. Temos muitos pais aguardando. Por isso pedimos que, matriculados, levem seus filhos para a colônia”, alerta Ieda. A colônia de férias segue até o dia 18, início do ano letivo de 2015.

Colaboração: Francis Leny / Comunicação Prefeitura de Içara

[soliloquy id=”104672″]