Geral

Depois da tainha, agora o mar é das anchovas

Safra do peixe começou no início de julho e se estende até 30 de novembro

Após a baixa safra da tainha deste ano, os pescadores agora apostam nas anchovas. A temporada do peixe começou no início de julho e se estende até o dia 30 de novembro. No primeiro mês da safra, algumas toneladas já foram capturadas no litoral Sul do Estado. Na região de Laguna, foram cerca de 60 toneladas do peixe. Conforme o presidente da Colônia de Pescadores Z-14 de Laguna, Antônio Manoel de Souza, está faltando à combinação ideal do tempo para que os peixes caiam nas redes dos pescadores.

“Para atrair a anchova temos que ter vento sul e frio, mas essa combinação não está acontecendo em nossa costa, mesmo assim já capturamos algumas toneladas”, relata o presidente. Na Colônia de Pescadores Z-33 do Balneário Rincão, o cenário é outro. As anchovas ainda estão tímidas na orla do futuro município. “Ainda não estamos pegando, ta fraco, assim como a safra da tainha”, compara a presidente da colônia Zeli Geraldo. “Mas na região do Balneário Camacho os pescadores já estão capturando”, ressalta Zeli.

Segundo Souza, no início da safra a captura da anchova foi mais intensa. “Agora deu uma enfraquecida, mas esperamos uma safra boa”, pontua. A temporada de anchova vai até fim de novembro, no dia primeiro de dezembro a captura passa a ser proibida. “A partir desta data começa as papaterras, por exemplo, esses peixes que ficam mais ao fundo do mar. Depois vem o verão e a pesca da uma parada”, conclui o presidente.

Engeplus