A partir de fevereiro de 2015, os vereadores mirins eleitos e empossados durante a sessão do dia 11 passarão a atuar no Legislativo, realizando reuniões e apresentando proposições, assim como os legisladores adultos. A oportunidade faz parte do Programa Câmara Mirim, ação retomada neste ano e que envolve alunos de escolas municipais, estaduais e particulares eleitos nas escolas durante o ano. No total, há 15 vereadores mirins e os suplentes.
Naquela oportunidade, também foi eleita a Mesa Diretora, integrada pela Presidente Karoline Costa Pereira, pelo 1º Vice-Presidente Rodrigo Costa Teixeira, pela 1º Secretária Hellen Costa dos Reis, pela 2º Vice-Presidente Andreyna de Freitas Roldão e pelo 2º Secretário Guilherme Machado Gonçalves.
Para Presidente da Câmara Municipal, Ozair da Silva, o Banha (PT), o Programa é uma grande oportunidade para os jovens. “A Câmara Mirim foi um projeto desenvolvido há alguns anos e é importante porque possibilita que os vereadores mirins conheçam melhor a política e como funciona o Legislativo", ressaltou Banha.
Em fevereiro, após o recesso do Legislativo, os adolescentes farão as reuniões legislativas sempre às 15 horas, na última semana de cada mês, nas terças-feiras.
Sobre o Programa
A ação permite que os estudantes entre 12 e 15 anos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental atuem como vereadores por um ano, realizando sessões e apresentando projetos para a comunidade. Os alunos eleitos receberão uma capacitação gratuita de formação, que será realizada pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, vinculada à Alesc, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
A iniciativa foi posta em prática por meio do Projeto de Lei No 17/2011, denominado “Vereador Mirim a Câmara vai à Escola”, de autoria do vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Eduardo Merêncio (Chico).
Colaboração: Vanessa Irizaga