A Câmara de Vereadores de Criciúma lançou a cartilhaCâmara Para Todos, que tem o objetivo de aproximar as crianças dos trabalhos realizados pelo Poder Legislativo. Com 35 páginas (incluindo desenhos e jogos interativos), a cartilha explica o que é uma Câmara Municipal, para que serve, quais as funções legais de um vereador, como se dá o funcionamento da Casa e os tipos de propostas que podem ser apresentados pelo parlamentar.
O prefácio foi elaborado pelo professor Jorge Darós e ainda trata a importância de a população saber como são elaboradas as leis, descrevendo ainda o Poder Executivo e o Judiciário. Na tarde dessa segunda-feira, dia 22, a presidente Tati Teixeira (PSD), entregou dez mil exemplares para o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação. A entrega ocorreu na Sala de Atos, na prefeitura, com a presença do prefeito Márcio Búrigo.
“Elaboramos esta cartilha para também aproximar a Câmara Municipal da comunidade local. Pensamos que esta aproximação se dará através do conhecimento das regras básicas de funcionamento do Poder Legislativo. Ela é um Poder que tem suas próprias regras, funcionando de acordo com a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa. Como se vê, a Câmara é um Poder independente do Executivo, contudo devem funcionar em harmonia, pensando sempre no bem-estar da comunidade”, comentou a presidente Tati Teixeira (PSD).
Tati explica que a linguagem da cartilha, que vislumbra uma leitura familiar, é popular, direta e agradável, e a expectativa é contribuir para que a comunidade criciumense, desde a infância, possa conhecer a fundo as atribuições do Poder Legislativo, e desta forma participar e contribuir com os debates da cidade.
Ela destaca ainda que foram confeccionados 20 mil exemplares. Destes, dez mil foram para a Secretaria de Educação e os outros 10 mil serão para as escolas estaduais e privadas da cidade. “A Secretaria Municipal, em parceria com a Escola Legislativa da Alesc e a da Câmara de Criciúma vai capacitar os professores, diretores e serventes no próximo ano, e depois fará a entrega nas instituições de ensino”, explicou.
A secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud, falou que essa é uma ação educativa muito importante “porque hoje a formação cidadã inicia desde pequeno e quando há um material, como essa cartilha, para se trabalhar, a qualidade melhora muito. Com certeza vai contribuir bastante na formação dos alunos da rede municipal de ensino”, enfatizou. A cartilha é uma iniciativa da Câmara de Criciúma, em parceria com a Escola do Legislativo da cidade.
Colaboração: Daniela Savi
[soliloquy id=”103322″]