Bancários fazem diversas reivindicações
As duas primeiras rodadas de negociações entre os bancos e o Comando Nacional dos Bancários estão marcadas para os próximos dias: a primeira acontece nos dias 7 e 8 de agosto, e a segunda nos dias 15 e 16 de agosto. Em Criciúma e região, o Sindicato dos Bancários está realizando reuniões nos locais de trabalho desde a última semana.
Ronald Pagel Soares, presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma e região, afirma que a pauta de reivindicações foi uma construção participativa e democrática em todo o país, passando por assembleias, consultas dos sindicatos junto aos bancários, encontros estaduais, conferências regionais e nacional.
Segundo o portal Engeplus, o Comando Nacional dos Bancários entregou, no dia 1º de agosto, a minuta de reivindicações da Campanha 2012 para a direção da Fenaban, em São Paulo. Entre os principais pedidos estão o reajuste de 10,25% (inflação mais 5% de aumento real), piso igual ao salário mínimo do Dieese (R$ 2.416), PLR requivalente a três salários mais R$ 4.961,25 fixos, além do fim da rotatividade e mais contratações, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.
Colaboração: Maristela Benedet