Geral

Padre orleanense Onécimo Alberton é nomeado Bispo de Rio do Sul

A publicação foi realizada pelo papa Francisco, nesta quarta-feira, às 12h (9h no horário de Brasília), na Praça São Pedro, em Roma

O papa Francisco nomeou o padre Onécimo Alberton, pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma, como bispo da diocese de Rio do Sul na manhã desta quarta-feira, dia 17. A publicação foi realizada às 12h, 9h no horário de Brasília, na Praça São Pedro, em Roma.

Em entrevista exclusiva ao Portal Sul in Foco, o Pe. Onécimo contou que recebeu a notícia do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, através de uma ligação, na manhã do dia 25 de novembro. Neste dia, ele foi informado que a publicação seria feita pelo Papa no dia 17 de dezembro.

“Foi uma notícia inesperada. Eu estava em plena atividade, na preparação para o Natal. Eu fiquei sem chão e perguntei ao Núncio se eu teria tempo para refletir e pensar. Ele respondeu que o tempo era esse, que só esperava o meu sim. Pediu para que eu confiasse nos cuidados de Deus e nos planos que a Igreja tinha para mim”, contou.

Desde julho de 2013, o padre e presidente da Cáritas Diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral vive a missão de pároco na Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma. A partir de agora, ele será titular na diocese de Rio do Sul, conduzida por Dom Augustinho Petry, que se torna bispo emérito.

O padre conta que se sente pequeno diante de tamanha responsabilidade. “É uma exigência tão grande. Nessa hora, vêm de encontro nossas fraquezas, dificuldades e limitações. Sair do meio no qual já está habituado e ir para outra diocese assusta um pouco. Mas a confiança em Deus me conforta. Tenho certeza também que farei uma bela caminhada com os que já estão na diocese de Rio do Sul”.

Constante busca por conhecimento

O padre Onécimo vive em constante busca por conhecimento e atualização. Em 2013, concluiu o Mestrado em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, em Roma, como aluno do Colégio Pio Brasileiro. “Fui para Roma para estudar. Todo padre deve se atualizar, cuidar do seu sacerdócio. O objetivo é servir a minha diocese, ser útil na caminhada pastoral. É algo necessário em qualquer carreira profissional”.

Ele cursou Ensino Fundamental no Seminário São José, da Congregação dos Josefinos de São Leonardo Murialdo, em Orleans, em 1976. Cursou o Ensino Médio no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, em 1980. Licenciou-se em Filosofia na Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESC), atual Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão, em 1985. No ano seguinte, fez estágio pastoral na Paróquia Sagrada Família, em Araranguá. No Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), de Florianópolis, iniciou seus estudos em Teologia Dogmática, em 1987.

Fez parte da equipe de formadores do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, em 1989. Em 1991, o padre concluiu os estudos em Teologia Dogmática, em Florianópolis, e a pós-graduação na área de Psicopedagogia, na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Viamão, Rio Grande do Sul. No ano de 1992, residiu na Paróquia São José Operário, em Tubarão e coordenou a Pastoral Vocacional da diocese de Tubarão.

Vida Pastoral

O padre Onécimo foi ordenado diácono em 31 de maio de 1992, na Igreja Santa Otília, em Orleans. Foi ordenado padre também no mesmo ano, na comunidade de Brusque do Sul, Orleans. Seu lema sacerdotal foi: “Ensina-me o teu caminho, Senhor, e caminharei segundo a tua vontade” (Sl 86,11).

Em 1993, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul. Em 1998, foi integrado ao clero da diocese de Criciúma. Entre os anos de 2001 e 2010, foi Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis. Em 2011, foi nomeado vigário da Paróquia São José, em Criciúma. Em 2013, por sua vez, foi nomeado pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma. Também neste ano, foi eleito presidente da Cáritas Diocesana de Criciúma e escolhido Coordenador da Pastoral Presbiteral.

Padre Onécimo é natural de Orleans

O padre Onécimo nasceu em 16 de fevereiro de 1965, na comunidade de Brusque do Sul, interior de Orleans. Ele tem 49 anos de idade e 22 anos de sacerdócio. É filho de Mozé Alberton e Laura Bagio Alberton e possui quatro irmãos.

[soliloquy id=”102192″]