Os documentos que efetivamente oficializarão a transferência de responsabilidade, da Agência Nacional de Aviação Civil para o estado, devem ser assinados ainda esta semana
Tudo caminha dentro do esperado para que a gestão do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, seja do governo catarinense. Os documentos que efetivamente oficializarão esta transferência de responsabilidade, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o estado, devem ser assinados ainda esta semana.
Na fim do último mês, o secretário de infraestrutura do estado, Valdir Cobalchini, foi a Brasília para uma reunião com representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Casa Civil, a fim de agilizar o processo. O pedido para a transferência de gestão foi feito à Anac ainda no ano passado.
Só com este documento assinado é que o edital para a escolha da empresa que administrará o aeroporto pode ser lançado. O modelo escolhido foi o público-privado.
O edital de licitação está pronto e, mesmo antes de ter ser lançado já desperta o interesse de empresas em administrar o empreendimento. Uma delas é a que gere o aeroporto Itamar Franco, em Minas Gerais.
Após a publicação do edital, e se não houverem contratempos, a nova administradora deverá ser oficializada em 60 dias. Em paralelo a estas questões, lideranças estaduais já estão em contato com as empresas áreas para operarem no aeroporto.
“A única coisa que elas precisam é ter vontade de vir. O resto nós garantimos”, valoriza Cobalchini. O estado já contatou a Azul, a Trip e a Gol. “O investimento no sul catarinense é tiro certeiro para estas empresas expandirem sua operações”, incentiva o secretário.
Notisul