O mamífero deveria ter entre um ou dois meses de idade
Um filhote baleia franca foi encontrado ontem, por volta das 11 horas, morto na Praia do Gi, em Laguna. O mamífero deveria ter entre um ou dois meses de idade. Não há nenhum indício externo do que pode ter provocado a morte do bebê.
De acordo com a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, é natural que alguns bebês não sobrevivam. Este foi o primeiro encalhe da temporada da baleia franca. O filhote deveria estar morto há alguns dias, antes de chegar à praia. O Projeto Baleia Franca recolheu algumas amostras de tecido e gordura. O bebê será enterrado. Quem encontrou o filhote foi um pescador, que avisou a APA da Baleia Franca.
No último sobrevoo, realizado na última semana, foram avistadas 103 baleias – destas, 32 eram filhotes. As baleias vêm ao Litoral catarinense em busca de parceiro para reprodução e para ter os filhotes. A espécie apresenta um ciclo reprodutivo trianual, o que faz com que muitas fêmeas voltem neste intervalo para o nascimento de novos filhotes.
A maior parte dos mamíferos vem para Litoral em julho. A temporada termina em novembro. A costa catarinense é um dos únicos locais do mundo escolhidos pela espécie como berçário.
Diário do Sul