Ao longo do semestre do curso de graduação em Automação Industrial da Faculdade Satc, os acadêmicos desenvolvem projetos que visam aplicar o conhecimento obtido nas disciplinas de cada fase, e, de forma integrada, construir soluções para problemas cotidianos da indústria.
Os projetos são realizados em todas as fases do curso, e apresentam como resultados uma maquete que simula o processo a ser controlado, um programa de computador para o controle e um resumo expandido, que estimula o acadêmico a efetuar pesquisa e desenvolvimento de textos técnicos.
A apresentação dos trabalhos ocorreu nos dias 3 e 5 de dezembro, reunindo em torno 100 acadêmicos, e envolvendo conhecimentos em áreas distintas, como: informática, eletroeletrônica, hidráulica e pneumática e projetos mecânicos.
Projetos desenvolvidos
1 – Robô Megazord (4ª Fase): robô controlado a distância com transmissão em tempo real para operações de resgate, transporte e reconhecimento de território.
2 – Dosador de ração (2ª Fase): alimentador automático para animais (produção de frango) controlado por computador. É possível programar até quatro horários e automaticamente um sistema pneumático dosa a quantidade de ração.
3 – Casa inteligente (2ª Fase): tem a função de controlar por computador o sistema de iluminação, portões, ar condicionado ou outros elementos relacionados a automação predial (domótica);
4 – Controlador de nível (4ª Fase): o projeto tem como objetivo controlar o nível de dois tanques de forma proporcional a partir de um valor pré-estabelecido, um sensor faz a leitura do nível de um dos tanques e, conforme o valor de altura, uma bomba varia sua velocidade a fim de manter o nível constante.
5 – Controle de temperatura de forno (1ª Fase): o projeto simula um forno de uma indústria cerâmica com sistema de queima e resfriamento controlado através da porta paralela.
6 – Elevador de carga (1ª Fase): este projeto efetua o controle de um elevador de carga de três andares. Conforme o andar é digitado no computador o elevador se desloca automaticamente.
7 – Enrolamento automático de bobinas: através de um programa de computador, o usuário escolhe alguns parâmetros como tensão de entrada do transformador e um motor de faz o deslocamento correto para o número de bobinas.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc