O vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafin, segue na Itália com a comitiva de profissionais da Cermoful. O grupo visita as usinas de fotovoltaica – uma nova fonte de energia para a região. A intenção é instalar uma usina na localidade de Ronco D´Água com geração de energia alternativa e limpa.
A comitiva visitou a usina de fotovoltaica flutuante na cidade de Suvereto, com potência instalada de 200kw. “Esta tecnologia refere-se a uma patente do grupo ERA, onde, em geral, apresenta maior eficiência se comparada com o sistema tradicional em solo. Também realizamos uma visita técnica ao pólo tecnológico da cidade de Navacchio, próximo a Pisa. Nesse foi realizada uma apresentação dos projetos de pesquisas da empresa ERA, junto ao Centro Scienza Indústria Tecnológica, pelo doutor Marco Rosa Clot”, conta Serafin.
Segundo o vice-prefeito, as linhas de pesquisa apresentadas são voltadas ao desenvolvimento de tecnologia sustentável aplicada à geração fotovoltaica, além de projetos de eficiência energética com tecnologia de gaseificação de biomassa. “A seleção dessas linhas que foram apresentadas estão relacionadas a características da região Sul de Santa Catarina, com aplicações, por exemplo, ao reaproveitamento de biomassa e o uso de áreas degradadas”, destaca.
A comitiva retorna na quinta-feira (11). Junto com a comitiva está o presidente da Cermoful, Ricardo Tadeu Canto Bittencourt. Toda a viagem e hospedagem do vice-prefeito são financiadas pela empresa italiana.
Colaboração: Francis Leny / Comunicação Prefeitura Municipal de Içara