Geral

7ª Cavalgada Tropeira pelo Picadão da Serra chega a Lauro Müller

Um dos momentos mais marcantes da cavalgada, registrado pelo Portal Sul in Foco, foi quando os cavaleiros e amazonas desceram montados nos animais, a Serra do Rio Rastro

O CTG Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, abrigou na noite desta quarta-feira (23), os cavaleiros e amazonas que fazem a 7ª Cavalgada Tropeira pelo Picadão da Serra. O evento, promovido pela Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina, teve início no último dia 18, em Lages, e o encerramento está previsto para o próximo dia 26, quando o grupo chega a Laguna, onde vai acontecer um almoço no CTG Tio Preto.

Um dos momentos mais marcantes, registrado pelo Portal Sul in Foco, da passagem da cavalgada por Lauro Müller, foi quando os cavaleiros e amazonas desceram montados nos animais, a Serra do Rio Rastro. “Foi maravilhoso. O dia estava propício, o céu limpo e o sol brilhando deixaram a serra ainda mais bonita”, comentou José Fausto Vieira, proprietário do Foto Elegance de Orleans, que participa pelo terceiro ano consecutivo da cavalgada.

Ainda conforme o cavaleiro da cidade das colinas, a decida da serra foi o trecho mais cansativo do percurso, por que a posição do animal acaba exigindo muito esforço físico de quem está montado. “O que a gente mais sente é a coluna”, relatou Vieira.

Durante a noite, já nas dependências do CTG Serra do Rio do Rastro, o grupo foi recepcionado pelo Patrão Dilvo Proinelli e pelo prefeito Hélio Bunn e participou de uma janta oferecida pela Prefeitura Municipal, regada a um bom churrasco, bem ao estilo tradicionalista.

O prefeito Hélio Bunn e o patrão do CTG Serra do Rio do Rastro, Dilvo Proinelli, foram homenageados com um troféu entregue pelo presidente da Ordem dos Cavaleiros, Nelsi Ferro, simbolizando o agradecimento pela acolhida e apoio a 7ª cavalgada.

Além das autoridades locais, o cavaleiro Teles Moretti Correa, que é policial militar, também foi homenageado com um troféu, pela agilidade ao prestar socorro a um dos participantes da cavalgada, que sofreu uma fratura exposta no pé direito, quando tentava montar seu cavalo. Alcides Matos foi levado ao Hospital Regional São José, na grande Florianópolis onde sofreu uma intervenção cirúrgica e passa bem, podendo inclusive estar presente no sábado em Laguna, no encerramento da cavalgada.

De Lauro Müller a cavalgada parte na manhã desta quinta-feira (24), em direção a Orleans, onde haverá um almoço oferecido pela Prefeitura Municipal de Orleans, no CTG Orleanense. O grupo vai pernoitar na Fazenda Zanela, em Pedras Grandes.

Na sexta e no sábado os cavaleiros ficam em Tubarão, onde farão no sábado, pela manhã, um desfile no Centro, em comemoração ao aniversário de 142 de Tubarão.

Da cidade azul a cavalgada segue no sábado para Laguna, onde ao meio dia acontece o encerramento com um almoço no CTG do Tio Preto.

De Lages à Laguna, os cavaleiros e amazonas terão percorrido aproximadamente 300 quilômetros.

Ordem dos Cavaleiros do Estado de Santa Catarina

A Ordem dos Cavaleiros do Estado de Santa Catarina, fundada durante o Congresso Tradicionalista em Lages, em Outubro de 2004, é uma sociedade civil,de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter cultural, turístico e ecológico. É uma organização vinculada ao Movimento Tradicionalista, sem vínculos políticos – partidário que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, indiscriminadamente. Teve seu primeiro presidente, Taurino Pereira, nomeado pelo MTG, com o encargo de organizar a Ordem. A partir de 2006, adquiriu independência administrativa, com a elaboração e aprovação de estatuto próprio, sendo seu presidente eleito pela assembléia. Atualmente a Ordem é presidida por Nelsi Ferro.
 

[soliloquy id=”6252″]